Olá, tudo bem? Talvez esteja em estado de alerta devido o Coronga Vírus que chegou até nós oficialmente no fim do carnaval, e agora, começa sua folia de caos pelo Brasil. Semana passada comentamos como estava impactando no entretenimento, e hoje, vamos reunir informações para te ajudar a não entrar em pânico e se cuidar melhor.



O que é o Coronavírus (Covid-19)?

O nome Coronavírus é dado a grande família de vírus que tem sua estrutura no formato de coroa e origem conhecida desde 1960 e causam doenças respiratórias como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). O atual Coronavírus conhecido como Covid-19 foi descoberto na China entre novembro e dezembro de 2019 e teve o primeiro registro de fatalidade em 9 de janeiro de 2020.



Como é transmitido o Coronavírus?

Por ter muitas semelhança com a gripe, e inclusive isso contribuir um pouco na confusão do alto diagnóstico para ir ao serviço de saúde, as transmissão do Coronavírus pode ocorrer das seguintes formas:

  • Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
  • Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços;
  • Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca.


Quais são os sintomas do Coronavírus?

Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Caso você esteja com sintomas mais ligados à gripe, cuide-se em casa. É aconselhável ir para o sistema de saúde no caso de ter três sintomas fortes, e principalmente, dificuldade para respirar, visto que a família Corona é forte justamente para doenças respiratórias.

Como se prevenir do Coronavírus?

A principal prevenção para o Coronavírus é a forte higienização das mãos e superfícies como moveis e corrimãos por exemplo. Seu celular também merece um carinho extra ai, viu. Evite coçar olhos, nariz e boca, mesmo com as mãos muito bem higienizadas.

As máscaras que vem ganhando um destaque na prevenção, são muito indicadas para os casos dos sintomas gripais ou para quem for viajar para áreas de riscos e as máscaras descartáveis é recomendado sua troca a cada 2h.

Estudos avaliados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente.


Por isso, lavar as mãos retira o vírus da superfície do corpo e evita que, ao se coçar, por exemplo, ele entre em mucosas – como olhos, boca e nariz –, o que causa a infecção.

Se aproximar de pessoas que estejam com o vírus também pode facilitar sua propagação devido ao encurtamento da distância, e, o hábito que temos de cumprimentos com beijos e abraços, ajudam a facilitar a transmissão do Coronavírus.

Existe tratamento para o Coronavírus?

Para o Covid-19 não existe especificamente um tratamento, contudo, existem as práticas que ajudam a combater. Além de medicamentos indicados pelo médico, repouso e muita água são fortes aliados nessas horas. 

Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse, são algumas das medidas que podem ser utilizadas para aliviar os sintomas.

Mitos e Verdades sobe o Coronavírus

Pandemia Coronavírus: A Organização Mundial da Saúde decretou na quarta-feira (11/3) que o Novo Coronavírus (Covid-19, Sars-Cov-2), é oficialmente uma pandemia. O que isso significa? Significa que o vírus se espalhou e infectou rapidamente um elevado número de pessoas ao redor do mundo. São mais de 110 países e ao menos mais de 118 mil casos confirmados.


Apesar do vírus ter uma letalidade muito baixa e o principal grupo de risco serem os idosos, não incorpore a falta de prevenção com o "só se vive uma vez". Você já viu que os sintomas não são para criar um caos em nós, e, as formas de prevenção são bem simples. Mantenha todo o cuidado e prevenção, e principalmente, muita prudencia com os locais que for.

Os Simpsons previram o Coronavírus?: por mais que os mais de 20 anos de exibição do Simpsons muitas de suas piadas acabaram virando previsão do futuro, a questão Coronavírus é mentira. As imagens que circulam é de uma episódio sobre gripe na Ásia, e posteriormente, contaminação no outro lado do mundo, entretanto, o desenho não usou o nome "Coronavírus" no noticiário de Springfield, e sim, "Apocalipse Meow".

Vitamina C e Limão combatem o vírus: pegue um copo com água, coloque limão e vitamina C e pronto, você tem um copo com uma mistura que vai fazer o vírus rir da sua cara com essa super limonada que em nada age contra o Coronavírus.

Álcool gel não funciona na prevenção?: essa ganhou força de maneira estranha, ao ponto que eu vi professor meu da faculdade espalhar no grupo sério da faculdade no zap. É falso a (des)informação que vem circulando que o álcool gel não teria efeito na prevenção, sendo que, ele é muito efetivo sim para matar bactérias e vírus.

Brasil passou dos 10 mil infectados?: em um vídeo que circula pelas redes sociais um homem alerta que na verdade existem 10 mil pessoas infectadas no Brasil, e que, a mídia estaria mentindo também sobre o vírus no país. A notícia é falsa e até o momento desse post temos oficialmente 89 casos confirmados.

O ano de 2020 está tão doido que informações sérias, e podendo confiar, estão vindo de um perfil com foto de anime

Produtos importados da China podem vir com o vírus?: A notícia é muito falsa e ganhou força por piadas maldosas. Os especialistas confirmaram logo quando o Covid-19 era um surto na China que produtos que tivessem origem chinesa, estavam livres de dar algum problema de saúde relacionada ao vírus. O Covid-19 sobrevive pouco tempo fora de organismos vivos e levando em conta que uma encomenda tem uma média de 90 dias para fazer o trajeto China-Curitiba, e quando chega, fica uns anos por lá, qualquer chance que houvesse acabaria barrada na burocracia da fiscalização brasileira.

Existem mais notícias falsas, contudo, essa amostra abrange bem as principais e nos links das fontes ao final do texto você pode conferir as outras.

Os idosos são atualmente o maior grupo de risco devido a fragilidade da saúde com a chegada da idade. Isso em termos gerais, contudo, pessoas que se prepararam para a velhice com um pouco de vida ativa nos exercícios e cuidados, podem ter uma resistência maior. Tenha cuidado redobrado com seus parentes mais velhos.

E para fechar apenas por terceiros eu vi algo que tem sido pouco divulgado. A baixa mortalidade é altamente alarmada, e entendemos pois é necessário impactar para que as pessoas tenham mais cuidado, no entanto, já reparou que o número de casos é alto, o de mortes é muito baixo, mas ninguém comenta o número de curados?

Como provavelmente o GP da Austrália seja cancelado também, dados levantados na região apontaram que por lá (antes do dia de hoje) o país registrou os seguintes números: 107 casos confirmados, três mortes e 21 pacientes curados. Globalmente foi registrado 119.132 pessoas infectadas, 4.284 mortos e 65.776 pacientes curados da doença.

Há previsão para em torno de dois meses termos uma vacina de fato contra a doença, e por enquanto, Cuba está agindo com um anti-viral com uma substância pesada para o corpo. Vamos aguardar ter boas notícias o mais rápido que der as autoridades competentes.

Até a próxima!

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6