Mesmo com uma tonelada de incertezas sobre as datas de lançamento dos consoles da próxima geração devido à pandemia de coronavírus que afeta o mundo no momento, os fãs continuam ansiosos por qualquer informação sobre o PlayStation 5 e Xbox Series X. A Microsoft deu o primeiro tiro quando revelou seu próximo console em um trailer do The Game Awards e, mais uma vez, a empresa superou a Sony ao revelar as especificações técnicas e de hardware do console e não apenas um logo.



Em uma nova postagem no blog, a Microsoft confirmou todas as tecnologias e recursos que alimentam o Xbox Series X. Conforme revelado no blog, o próximo console está focado em três características de Potência, Velocidade e Compatibilidade. Para realmente impulsionar essa ideia, o console tem como objetivo oferecer um aumento maciço no desempenho da GPU, além de recursos como rastreamento de raios acelerado por hardware, que a postagem do blog mostra no Minecraft.

O console não pode apenas rodar jogos em 4K a 60 quadros por segundo, mas a Microsoft também confirmou que 120 FPS também serão possíveis para os títulos mais exigentes. Para isso, há um novo processador projetado da AMD, uma CPU AMD Zen 2 de 8 núcleos e uma GPU RDNA de 2 classes. Sebastien Nussbaum, vice-presidente corporativo e membro sênior de produtos e tecnologias semi-personalizados da AMD, confirma que este é o maior salto geracional do sistema em um design de chip e API que eles fizeram com a Microsoft.


Confira abaixo as especifícações:


  • CPU: 8x cores a 3,8 GHz (3,66 GHz com SMT) CPU Zen 2 personalizada
  • GPU: 12 TFLOPS, 52 CUs a GPU RDNA 2 personalizada de 1,825 GHz
  • Tamanho da matriz: 360,45 mm2
  • Processo: 7nm Aprimorado
  • Memória: 16 GB GDDR6 com barramento de 320mb
  • Largura de banda da memória: 10 GB a 560 GB / s, 6 GB a 336 GB / s
  • Armazenamento interno: SSD NVME personalizado de 1 TB
  • Taxa de transferência de E / S: 2,4 GB / s (bruto), 4,8 GB / s (compactado, com bloco de descompressão de hardware personalizado)
  • Armazenamento expansível: cartão de expansão de 1 TB (corresponde exatamente ao armazenamento interno)
  • Armazenamento externo: Suporte a disco rígido externo USB 3.2
  • Unidade óptica: Unidade Blu-Ray 4K UHD
  • Meta de desempenho: 4K a 60 FPS, até 120 FPS


Sites de tecnologia como a Digital Foundry conseguiram trabalhar com o Xbox Series X e encontraram resultados muito promissores. A latência e o rompimento de tela foram praticamente eliminados graças à nova tecnologia Dynamic Latency Input, grandes mudanças na maneira como os dados são carregados no jogo, um novo recurso Quick Resume e um SSD que pode ser usado como memória virtual, permitindo que os jogadores armazenem os estados do jogo, mesmo deixando os desenvolvedores armazenam até 100 GB de ativos também. A empresa também conseguiu solucionar a misteriosa porta na parte traseira do console, que é um SSD externo de 1 TB proprietário para armazenamento adicional.

A Microsoft também confirmou alguns detalhes mais interessantes, incluindo uma atualização gratuita do Gears 5 para os proprietários da Série X, bem como uma lista de jogos do Xbox One também sendo aprimorada. O Xbox Series X também é capaz de aplicar efeitos no estilo HDR a jogos que não foram originalmente projetados para isso, incluindo jogos mais antigos como o Halo 5 e até o clássico jogo de festa do Xbox, Fusion Frenzy.

O Xbox Series X está programado para ser lançado no final de 2020.

via Game Rant