Neste domingo (8) começa a Crise nas Infinitas Terras, o crossover 2019 do Arrowverse. Famoso por reunir os heróis todos os anos num diferente evento para salvar o universo, este ano eles terão de salvar o multiverso. A aparição da Crise no Arrowverse é esperada há anos, tendo sido citada em uns quantos momentos. Embora as séries tenham no mínimo quatro temporadas, nada tema: o que você precisa assistir para ficar em dia antes do crossover não é tanta coisa. Eu te explico tudo.
Elseworlds


  • The Flash: "Elseworlds - Part 1" (5x09)
  • Arrow: "Elseworlds - Part 2" (7x09)
  • Supergirl: "Elseworlds - Part 3" (4x09)

O caminho para Crise começou em Elseworlds (2018). Dividido em três partes, o foco da trama foi o Monitor, um ser cósmico que apareceu para testar os heróis de várias realidades. O seu objetivo era formar um exército capaz de reverter "uma grande crise". Para os heróis da Terra-1, o desafio foi o Livro do Destino, artefato capaz de reescrever a realidade que caiu nas mãos de John Deegan.

Como consequência do poder do livro, Oliver Queen e Barry Allen trocaram de corpos e de vidas, e tiveram que pedir ajuda de Kara Zor-El e do Superman na Terra-38. Durante o crossover eles se uniram à Batwoman, nova protetora de Gotham City. Esta, vale registrar, foi a estreia de Kate Kane no Arrowverse. O crossover também apresentou Lois Lane (Elizabeth Tulloch) da Terra-38.


Supergirl


  • "O Brother, Where Art Thou?" (4x15)
  • "The House of L" (4x16)
  • "The Quest For Peace" (4x22)

Na temporada 4, Supergirl enfrentou o grupo anti-aliens conhecido como Filhos da Liberdade, que culpavam os aliens pelos males sociais de National City. Depois apareceu a Filha Vermelha. O clone da Supergirl foi criado para odiar os EUA, e liderar a nação comunista da Kazina numa guerra contra os americanos. Por fim, foi revelado que todas as ameaças foram obra de um homem - Lex Luthor.

Lex morreu com seu plano, mas sua história continua. O season finale mostrou o Monitor chegando ao esconderijo secreto onde o cadáver de Lex foi abandonado. Isso deixou no ar que ele de algum jeito arranjaria a ressurreição de Lex. O episódio também revelou Malefic, irmão maligno de J'onn J'onzz, sendo transportado para Terra pelo Monitor. As razões do Monitor para ajudar os dois vilões ainda não foram explicadas.


Arrrow


  • "Star City 2040" (7x16)
  • "You Have Saved The City" (7x22)

A sétima temporada de Arrow se dividiu em duas linhas do tempo. No presente, o Team Arrow lutou para salvar Star City do sindicato criminoso conhecido como Nono Círculo. Não bastando, o Nono Círculo era liderado pela meia-irmã de Oliver. Na Star City de 2040, a nova geração de heróis, entre eles William Clayton e a filha de Oliver, Mia Smoak, lutou para salvar Star City do grupo terrorista conhecido como Eden Corps.

Enquanto as duas equipes tenham salvo Star City, Oliver e sua esposa, Felicity Smoak, tiveram que se esconder para Felicity, que estava grávida, dar à luz com segurança. Logo após Mia nascer, foi revelado que Oliver fez uma barganha com o Monitor durante Elseworlds, e o preço foi que o herói deixasse sua família para ajudar o Monitor a recrutar os heróis para combater a Crise.


The Flash


  • "Godspeed" (5x18)
  • "Legacy" (5x22)

A quinta temporada do Flash teve como foco a batalha contra o vilão chamado Cicada. Entretanto, o Team Flash teve um aliado inesperado: Nora West-Allen, filha de Barry e Iris que veio de 2049. Com os poderes do pai, e grande conhecimento das futuras batalhas do Flash, Nora provou seu valor várias vezes, embora parecesse guardar alguns segredos.3

Eventualmente foi revelado o motivo de Nora ser tão misteriosa: ela não queria revelar que aprendeu a acessar a Força de Aceleração com o pior inimigo de seu pai - Eobard Thawne, o Flash Reverso. E obviamente ele tinha um esquema, cujas consequências no season finale foram bem dramáticas para o Team Flash. Os eventos de "Legacy" terminaram por fazer a Crise chegar mais cedo.


Legends of Tomorrow


  • "Hey, World!" (4x16)

Na quarta temporada, as Lendas vagaram pelo tempo atrás de fugitivos mágicos que saíram de uma prisão interdimensional. O time cresceu, e inimigos como Nora Darhk se tornaram aliados. Por sua vez, os aliados foram seduzidos pelo poder do demônio Neron, que manipulou os fugitivos para seus próprios planos.

Seguindo o exemplo das temporadas anteriores, a história de Legends of Tomorrow correu paralela ao Arrowverse, com as As Lendas ficando fora de Elseworlds. O Monitor teve breve participação na batalha final contra Neron, sendo visto na multidão de espectadores curtindo um saco de pipoca (!). Os eventos do episódio podem se mostrar importantes para a história da Crise, ou não. Legends é sempre aquela incógnita marota.