SPOILERS de "Crisis on Infinite Earths: Part 2", episódio de Batwoman

Com episódio de Batwoman na segunda-feira (9), fechamos a segunda parte da Crise nas Infinitas Terras. Este ano o crossover do Arrowverse adapta a icônica HQ da DC Comics, onde heróis e vilões se unem para enfrentar o Anti-Monitor, um vilão de poderes quase divinos que ameaça a realidade - todas elas. Depois da Parte 1 vir cheia das referências e easter eggs, eles vieram em peso na Parte 2. E nós separamos os principais na lista a seguir.

Importante! Depois da lista, passe aqui e veja como o midseason finale de Raio Negro se conectou ao crossover. Agora e finalmente, o personagem de Cress Williams será apresentado ao restante do Arrowverse. Leia também o nosso review da Parte 1 do crossover.



1) Leonard Snart


O Capitão Frio (Wentworth Miller) voltou... Mais ou menos. Leonard Snart é a voz da Waverider de uma Terra alternativa onde as Lendas se aposentaram, e Mick Rory vive na nave. É uma referência similar a quando Moira Queen (Susanna Thompson) foi a voz da Waverider de Crise na Terra-X, pois o capitão da nave era a versão do mundo nazista de Oliver Queen.

2) O livro do Destino


Fator chave em Elseworlds, o Livro do Destino permite ver o futuro e moldar a realidade. Embora tenha sido em Elseworlds, o livro reapareceu graças ao Monitor. Como? Ele mesmo viajou no tempo e conseguiu uma versão intacta do livro. Assim, ele e os heróis poderiam utilizá-lo para localizar os heróis que o Arrowverse precisa para lutar contra o Anti-Monitor.

3) O papel de Felicity Smoak


Quando os heróis questionam toda questão dos Paragons, o Monitor revela que sabe o que sabe por conta de uma ajuda surpresa: Felicity Smoak. Felicity foi recrutada nos bastidores para ajudá-lo a encontrar os Paragons e salvar o universo. Essa informação tem ligação com o novo quadrinho da Crise que será lançado na próxima semana.

4) Livro dos Guardiões


O Livro dos Guardiões ao qual o Monitor se refere é, bem certamente, uma silenciosa referência ao Livro de Oa. Nos quadrinhos, ele é um grande livro que fica na Cidadela de Oa. Criado há muito tempo atrás, o Livro de Oa guarda a história da Tropa dos Lanternas Verdes e dos Guardiões do Universo. Um membro da Tropa é escolhido pelos guardiões para vigiar o Livro de Oa, uma posição de grande honra.

5) Trilha sonora


O crossover está com uma trilha sonora top Rogerinho. Além do tema do Batman, que toca na Parte 1 durante a aparição de Burt Ward, tivemos mais na Parte 2. Primeiro, uma combinação dos temas do Arrowverse. Depois, o tema de Superman: O Filme, de John Williams, e o tema romântico, Can You Read My Mind?. Tivemos ainda o tema do Batman de Tim Burton, de Danny Elfman, e a trilha sonora de Batman: The Animated Series.

6) O Batman da Terra-99


A Terra-99 é onde vive o Batman interpretado por Kevin Conroy. Dublador do Morcegão desde The Animated Series, Conroy vive um Bruce Wayne muito mais velho e que usa um exoesqueleto por conta dos ferimentos de batalha. Esse Batman quebrou o código de não matar pessoas, e por isso alguns troféus aparecem na sua estante. Estes fazem referência ao Coringa, Charada e Mr. Freeze.

7) Smallville


Achamos Smallville no mapa do multiverso! Ela fica na Terra-167, referência ao ano em que nasceu o co-criador da série, Al Gough - 1967. Foi um momento rápido, mas nostálgico para revermos Tom Welling e Erica Durance, com direito a menção ao presidente Lex. Além dessa ser uma referência aos quadrinhos, é referência também ao final de Smalville.

8) Terra-96


Brandon Routh está em dupla jornada na Crise como Ray Palmer e o Clark Kent da Terra-96. E por que 96? É referência ao ano de publicação do Reino do Amanhã, HQ na qual a sua versão de Clark é baseada. Outras ideias tiradas da HQ foram o traje de Superman, e o ataque de Lex Luthor ao Planeta Diário.

O ataque, vale registrar: Kent tem com o artigo emoldurado na sua sala. A ilustração dele é a mesma de Alex Ross, ilustrador de Reino do Amanhã, e a assinatura do artigo é de Mark Waid - o autor da HQ.

9) Superman 3


Quando Clark Kent diz já saber o que era ter ficado louco, e lutar consigo mesmo, é uma referência à Superman 3 (1983). O filme é sequência de Superman: O Filme (1978) e Superman 2 (1980), mas não foi bem recebido pelo público. Pelo menos ele serviu para continuidade, tornando cânone que o Super da Terra-96 viveu os eventos de Superman 3.

10) Jonah Hex


Johnathon Schaech retornou como Jonah Hex, mas como a versão da Terra-18 que ainda não têm as famosas cicatrizes. Elas finalmente acontecem após Hex lutar com Mia e Sara Lance, entretanto. Na sua versão Terra-1, Jonah Hex apareceu - cicatrizes e tudo - em alguns episódios de Legends of Tomorrow.

11) O Cavaleiro das Trevas Ressurge



A forma de Bruce dele se referir ao Superman, a tentativa de matar (e no caso ele ter conseguido no crossover) Clark Kent são bem Batman vs Superman-escas. Já o seu monólogo é tirado direto de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de Frank Miller, onde Bruce acusa o Superman de ser muito gentil com o governo. "A vida só tem sentido quando você força ela".

12) Kate e Kara


Kate Kane e Kara Zor-El começaram a desenvolver uma amizade em "Elseworlds", e ela continua a crescer em Crise nas Infinitas Terras. A conversa das duas sobre esperança e destino, passam um sentimento bem parecido às conversas da Supergirl da Terra-1 com a Batgirl durante a HQ da Crise.