SPOILERS de "Crisis on Infinite Earths: Part 3", episódio de The Flash

Estamos nas férias de Crise nas Infinitas Terras, o mega crossover 2019 do Arrowverse. Tal como prometido, tem sido um evento cheio de momentos emocionantes e muitas referências a DC Comics. Na Parte 3, Raio Negro enfim conheceu o Arrowverse, tivemos um final insano, e mais referências e easter eggs para encontrar. Chegou agora? Veja as listas de referências e easter eggs do primeiro e segundo episódios. Por aqui, confira o que tivemos.

Waka Talk: A parte 3 da Crise e o sentimento com o crossover 2019 do Arrowverse



1) Aves de Rapina


O episódio começa com uma viagem para Terra-203, onde outro multiverso está sendo destruído. É a Terra das Aves de Rapina, e vimos rapidamente Helena Kyle/Caçadora (Ashley Scott), correndo por um telhado enquanto os céus vermelhos destruíam New Gotham. Helena então faz contato com nada menos que Barbara Gordon/Oráculo (Dina Meyer), antes da anti-matéria destruir tudo.

A série Aves de Rapina foi exibida entre 2002 e 2003 no WB Network, antigo nome do CW, onde Caçadora e Oráculo protegiam New Gotham na ausência do Batman. Um belo dias, elas encontram a jovem fugitiva Dinah Redmond Lance (Rachel Skarsten), e as três se unem contra a Dra. Harleen Quinzel (Mia Sara). Rachel Skarsten, vale registrar, está no Arrowverse - agora como Beth Kane/Alice em Batwoman.

2) Lúcifer


Não foi pegadinha: Tom Ellis realmente apareceu em Crise nas Infinitas Terras. E o lar do senhor do inferno não poderia ser mais adequado: a Terra-666. Lúcifer ajuda Mia (Katherine McNamara), Constantine (Matt Ryan) e Diggle (David Ramsey) a chegarem ao Purgatório para encontrarem a alma de Oliver Queen (Stephen Amell). Quando o trio o encontra, Jim Corrigan aparece e diz que Oliver deve ficar para "cumprir o seu destino".

3) Ryan Choi


Ryan Choi é um dos sete Paragons, e seu nome é familiar aos fãs do Flash: ele é citado como o cientista que no futuro, desenvolve o traje e anel de Barry Allen. Criado por Gail SimoneGrant Morrison, a primeira aparição de Choi foi em DCU: Brave New World #1

Choi é o protegido de Ray Palmer de longa data e, após Palmer desaparecer, Ryan viaja para Hong Kong e assume seu lugar na Ivy University. Após seguir as dicas de Palmer, ele encontra um "cinto biônico", tornando-se o novo Átomo. 

4) Simone

Ryan fala para Iris sobre sua esposa e filha bebê, cujo nome é Simone. Sim, é uma referência a Gail Simone. A própria co-autora se manifestou no Twitter ao ver esse easter egg no episódio:


5) O Flash da Terra-90


Era sabido que John Wesley Shipp reprisaria o papel de Barry Allen/Flash da Terra-90, mas o que ninguém sabia era como. O retorno do Flash dos anos 90 foi um mimo, mas do tipo melancólico. O Flash da Terra-90 morre na Crise, sacrificando-se no lugar do Flash da Terra-1 para salvar o multiverso.


6) Tina McGee


Outro easter egg do Flash de 1990 aparece quando o Barry da Terra-90 começa a fatídica corrida para salvar o universo. Temos um belo flashback para série antiga, onde vemos o herói com Tina McGee (Amanda Pays), seu par romântico na série. E ainda melhora: o episódio revela que Barry realmente se casou com a Tina dessa realidade, uma reviravolta que traz um belo fechamento à série quase trinta anos depois.

7) A morte do Flash


Um dos pontos mais aguardados - e controversos - do crossover.

O Monitor disse que o Flash morreria na Crise. Ele não disse qual Flash morreria. Na hora H, o Flash da Terra-90 roubou a velocidade de Barry e tomou o seu lugar, correndo na esteira a fim de parar o canhão de anti-matéria e tirar a arma do Anti-Monitor. Ele sai correndo e, numa cena tirada direto dos quadrinhos, quadrinhos, Barry Allen, o Flash, se sacrifica na Crise.

Acontece que não era o Barry no qual todos acreditaram que seria. O próprio Barry achou que seria ele. Quando o momento da morte do Barry da Terra-90 acontece, a cena mostrada é tirada direto de Crisis on Infinite Earths #8, com um visual de tudo que restou do Flash: seu símbolo entre todos os destroços do canhão anti-matéria que ele acabou de destruir.

8) Dark Knight Over Metropolis


O episódio teve outro momento entre Supergirl/Kara Danvers (Melissa Benoist) e Batwoman/Kate Kane (Ruby Rose). Na cena, Kate revela a Kara que guardou a kryptonita do Bruce Wayne da Terra-99. Se o diálogo soou familiar, não foi acidente: ele foi uma transcrição quase literal do quadrinho Superman: Dark Knight Over Metropolis.

9) Um Jim Corrigan diferente


Quando Mia, Diggle e Constantine estão quase saindo do Purgatório com Oliver, eles são abordados por Jim Corrigan. Constantine então diz que conhece um "Jim Corrigan diferente", em referência à série Constantine da NBC. A série durou apenas uma temporada, com Matt Ryan sendo "resgatado" pelo CW e unindo-se ao Arrowverse. Nela, Jim Corrigan é apresentado como detetive de homicídios de Nova Orleans, que só recentemente foi apresentado ao sobrenatural por Constantine.

10) Ponto de Fuga


Bem no final do episódio, os sete Paragons são transportados para um lugar chamado Ponto de Fuga, uma referência à primeira temporada de Legends of Tomorrow.

O Ponto de Fuga está fora do tempo e espaço, e foi o quartel general dos Mestres do Tempo durante a primeira temporada de Legends. Foi lá onde as Lendas os enfrentaram, após descobrirem que os Mestres estavam manipulando a linha do tempo, aliados com Vandal Savage. O resultado da luta foi a morte de Leonard Snart, que se sacrificou para destruir o Oculus, dispositivo usado por eles para prever manipular a linha do tempo.