SPOILERS do season finale de Watchmen a seguir

O domingo (15) de Watchmen foi como diz o Doutor Manhattan: nada realmente acaba. A primeira temporada da série da HBO chegou ao fim, e não poupou selar destinos de personagens clássicos, como Ozymandias e do próprio Manhattan. O fim da temporada amarrou pontas, porém deixou uma série de perguntas no ar. E apesar de não existirem planos para uma segunda temporada, não se surpreenda se confirmarem que as aventuras de Angela Abar irão continuar.

Watchmen não tem segunda temporada garantida. Mas se ela vier, seria esse o caminho?

O que aconteceu

No episódio, Lady Trieu e Angela expõem os planos da Sétima Cavalaria e Cyclops para pegar os poderes do Doutor Manhattan. Trieu deixa claro que ela quer essas habilidades para ela mesma. Só que o seu orgulho seria o seu maior problema, pois é ela que resgata seu pai biológico, Ozymandias, do exílio na Europa. E é Adrian Veidt quem frustra os planos da filha de dominar o mundo.

Lady Trieu mata o Doutor Manhattan e pega seus poderes, mas não consegue absorvê-los. Bem na hora Ozy lança uma chuva de lulas congeladas nela e no Millenium Clock, matando Trieu e seus capangas. Ozymandias sente que deve ser celebrado por salvar o mundo outra vez, mas Looking Glass e Laurie Black, ex-Silk Spectre, não pensam da mesma forma.

Relembrando o contexto

Looking Glass estava próximo de Manhattan quando Ozymandias lançou a lula gigante que matou três milhões de pessoas. Agora, ele está cara a cara com o responsável por seus próprios conflitos - e ele não deixa passar. Por isso quando Glass e Laurie prendem Ozymandias, eles já sabem qual será a acusação: crimes contra a humanidade.

Aqui existe a chance de serem revelados os bastidores do famoso ataque dos anos 80. E enquanto o Presidente Robert Redford foi totalmente cúmplice do ato, ele não planeja outro mandato dessa linha do tempo. E o único grande candidato agora está morto, pois o Senador Keene foi morto junto com o restante Cyclops. Então o futuro dos EUA está no #descubra. Por outro lado, o futuro da Terra pode estar em mãos melhores.

Existe esperança?

No final do episódio, Angela descobre um ovo que Cal provavelmente deixou para ela, quando suas memórias e poderes de Doutor Manhattan voltaram. Aparece um flashback do seu primeiro encontro, onde Cal diz que pode transferir seus poderes para outra pessoa, se ele e a pessoa consumirem material orgânico criado por ele. O episódio ainda traz outras dicas indicando que Cal sempre teve como plano tornar Angela no próximo Doutor Manhattan.

São muitas pontas soltas, certo? Isso porque eu nem tinha falado sobre a misteriosa ausência do ex-namorado de Laurie, Nite Owl. Não faltam possibilidades para a segunda temporada de Watchmen. Depende apenas da HBO e do showrunner Damon Lindelof decidirem tornar ela uma realidade.