A pandemia de covid-19 mudou as rotinas das pessoas, que se viram obrigadas a permanecer em casa para frear a disseminação do vírus e a buscar novas formas de entretenimento. Diante deste cenário, os games, que já fazem parte da vida de mais de 75 milhões de brasileiros, estão entre as opções preferidas de muitos para se divertirem durante o período de afastamento social.

Felipe Oliveira, gerente de produtos da 2 A.M. preparou uma lista com dicas de jogos gratuitos para PC que agradam a diferentes gostos e estilos, além de se adequarem a computadores e conexões de mais ou menos potencial.

“Sempre existiram no mercado várias opções de jogos free-to-play, mas diversas desenvolvedoras estão disponibilizando outros games gratuitamente como forma de ajudar a população a superar as dificuldades do isolamento”, disse Felipe. “Minha primeira dica para quem gosta de jogar é acompanhar o noticiário especializado e ficar de olho em games que estão sendo liberados de graça por alguns poucos dias”.



Call of Duty Warzone


Lançado em 10 de março, o jogo da Activision é uma ótima opção para fãs do gênero First Person Shooter (FPS) e da franquia Call of Duty. “O game abraça algumas das maiores tendências do universo gamer, como o modo Batte Royale, que mistura elementos de sobrevivência, estratégia e exploração.

Não à toa, o jogo bateu a marca de 6 milhões de jogadores em apenas 24 horas”, disse Felipe. No PC, Call of Duty: Warzone pode ser jogado gratuitamente, inclusive em modo online, em um único mapa e com até 150 jogadores simultâneos. “Nesse caso, sugiro que o usuário tenha um computador de nível intermediário para avançado e uma boa conexão para aproveitar ainda mais as partidas”.

Magic: The Gathering Arena


Entre os card games digitais, o título da Wizards of The Coast, lançado oficialmente em setembro de 2019, é um dos mais populares. Baseado em Magic The Gathering, jogo de cartas físico com mais de 25 anos, tem entre os diferenciais uma grande variedade de decks, lançamentos frequentes de coleções e uma comunidade bastante ativa.

Felipe lembra ainda que “é um jogo simples de aprender, mas difícil de dominar. Por não exigir uma máquina poderosa para rodar bem, mesmo com gráficos bonitos, é uma ótima opção para quem curte card games. MTG Arena tem um calendário competitivo bastante acessível, com grandes premiações e é possível participar de campeonatos online gratuitos durante o período de afastamento social”.

Path of Exile


MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-playing Game) de visão isométrica ideal para jogadores que gostam de gastar muitas horas melhorando personagens, caçando e criando itens para deixá-los mais fortes. “Path of Exile é uma ótima opção para jogadores fervorosos de RPG, pois possui uma variedade imensa de habilidades e equipamentos”, explica Felipe. “Com gráficos extremamente detalhados, deve agradar bastante aos fãs de jogos como Diablo e roda bem mesmo em máquinas com placas de vídeo de entrada, como a Nvidia GeForce GTX1050”.

Horizon Chase Turbo


O jogo de corrida desenvolvido pela brasileira Aquiris Game Studio pode ser baixado gratuitamente na Steam e vai agradar em cheio quem gosta de jogos com identidade retrô. “Tem muitas referências do clássico Top Gear, para Super Nintendo, inclusive na trilha sonora. Com uma jogabilidade bem simples, o game une diversão e nostalgia, e pode ser jogado tanto em modo singleplayer quanto em multiplayer com quatro amigos. Além disso, é um game bem leve e pode ser jogado em computadores simples”, destaca Felipe.

Destiny 2


Focado na exploração em grupo com até quatro jogadores, o game mistura elementos de RPG com jogos de tiro e traz diversos mapas extremamente detalhados para que os jogadores usem estratégias variadas. “Uma das características que tornam Destiny 2 um jogo ainda mais divertido é que cada membro da equipe tem uma especialização e habilidades diferentes Além disso, tem uma história envolvente sobre os seres humanos e raças aliadas. Para esse jogo recomendo um computador pelo menos intermediário, com, no mínimo, uma placa de vídeo GeForce GTX 1050Ti de 4GB.

League of Legends


O popular jogo de MOBA da Riot Games tem uma média de mais de 8 milhões de jogadores diários e 148 personagens desbloqueáveis. “LoL é um fenômeno mundial. Pode ser um pouco difícil de jogar no começo, mas com um pouco de insistência e conhecendo bem os personagens a dinâmica melhora rapidamente.

Apesar de não ter gráficos incríveis, é extremamente divertido de jogar com os amigos, online, e não exige um computador poderoso”, avalia Felipe. Vale a pena também fazer o download grátis de Teamfight Tactics (TFT), um jogo de estratégia em turnos que usa os personagens de LoL.

“Similar a um card/chess game, o jogador tem que lutar contra sete oponentes em uma batalha de tabuleiro. A versão mobile foi liberada pela Riot e pode ser conectada à conta do PC do usuário, ou seja, é possível jogar também em outros lugares”, completa Felipe.

Fortnite


O jogo da Epic Games tem mais de 250 milhões de jogadores registrados e segue recebendo constantes atualizações e novos conteúdos. Foi um dos primeiros games a explorarem o modo Battle Royale, em que até 100 jogadores no mesmo mapa disputam entre si quem será o último sobrevivente, e conta ainda com um modo em equipe com até quatro jogadores.

“Fortnite mistura essa disputa pelo topo do ranking com gráficos coloridos e amigáveis, o que acaba contribuindo para um clima mais descontraído”, explica Felipe. Outro diferencial do game em relação aos concorrentes do gênero são as mecânicas de destruição de cenário e construção de objetos, como paredes e escadas, que acabam por ser parte essencial na estratégia de jogo. Com configurações básicas, pode ser jogado em PCs com uma placa de vídeo equivalente à GTX 1050 4 GB ou GTX 1050 Ti.