Sabe quem tá fazendo aniversário? Penélope Cruz Sánchez. Direto de Alcobendas, Espanha, para o mundo, a atriz e modelo nasceu em 1974 e começou sua carreira aos 16 anos na TV. No cinema, a estreia veio em 1992 com "Jamón Jamón". Seus trabalhos incluem diferentes gêneros, com destaque para "Vanilla Sky", "All the Pretty Horses", "Captain Corelli's Mandolin" e "Blow". Ela possui três indicações ao Oscar, e uma vitória.

Em 2018 Penélope Cruz estreou na TV americana, como a designer de moda Donatella Versace "The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story", na série do FX. O trabalho foi indicado ao Primetime Emmy Award de atriz coadjuvante numa série limitada ou filme. Fora das telas, ela já posou para marcas como Ralph Lauren, Mango, Chanel e L'Oréal.

Confira cinco filmes com a Penélope Cruz que você precisa assistir, por um motivo ou outro. Afinal, tietar é preciso, ainda mais com a desculpa (muito justa) do aniversário da atriz.




Vanilla Sky (2001)
Vanilla Sky


Gênero: fantasia, mistério, romance

Sabe a esquisitice? Aqui é da boa. O filme conta a história de David (Tom Cruise), um playboy rico e bem sucedido. Sua vida muda radicalmente quando uma de suas ex-namoradas, não aceitando vê-lo com outra mulher, resolve cometer suicídio e arrastá-lo junto. Ele consegue sobreviver, mas tem o rosto totalmente desfigurado.

Nesse estado, ele descobre o amor de outra mulher (Penélope Cruz) e que seu rosto pode ser reconstruído através de cirurgia plástica. Sua felicidade, porém, é interrompida por estranhas visões que começam a persegui-lo.


Não se Mova (2004)
Non ti muovere


Gênero: drama, romance

O longa segue o cirurgião Timóteo (Sergio Castellitto), que aguarda na sala de espera do hospital onde sua filha passa por uma delicada cirurgia. Enquanto isso, ele divaga sobre suas ações no passado, relembrando o relacionamento visceral que teve com uma jovem humilde (Penélope Cruz) anos atrás.

Anjo de Vidro (2004)
Noel



Gênero: drama

Esse é pra gastar os lenços de papel Durante o Natal em Nova York, um grupo de pessoas lida com seus problemas pessoais. Rose (Susan Sarandon) cuida da mãe que está internada no hospital com Alzheimer, e Nina (Penélope Cruz) pensa em cancelar seu casamento com Mike (Paul Walker). Todos buscam uma razão para serem felizes.

Vicky Cristina Barcelona (2008)
Vicky Cristina Barcelona


Gênero: comédia, drama, romance

Um clássico. As americanas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) chegam à Espanha de férias. Elas vão até uma galeria de arte onde conhecem o sedutor pintor Juan Antonio (Javier Bardem), que as convida para passar o final de semana com ele. Porém as coisas complicam quando sua ex-namorada (Penélope Cruz) aparece em sua casa e o flagra com as duas americanas.

Nine (2009)
Nine


Gênero: drama, musical, romance

Adaptação musical da obra 8 e 1/2 de Frederico Fellini, que foi indicada a quatro Oscars. Na história, o diretor de cinema Guido Contini passa por uma crise em sua vida pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, ele precisa balancear as inúmeras exigências das mulheres em sua vida, que inclui esposa, amante e sua confidente.