Feliz aniversário! Em 7 de abril de 1997, o Within Temptation lançava o álbum Enter, marcando a estreia no mundo do heavy metal. As músicas lançadas foram novas versões de demos anteriores que a banda havia lançado, com as gravações acontecendo no Studio Moskou em Utreque, Países Baixos. Ao todo, gravação e mixagem duraram cerca de três semanas.
"Foi muito mais profissional", o guitarrista Robert Westerholt relembra ao comentar o processo de gravação, em relação aos primeiros registros do Within. "Uma experiência boa no geral, mas bem rápida". A vocalista Sharon den Adel lembra ter tido um dia e meio para gravar a parte dela, fazendo apenas um curto aquecimento de voz.

O estilo

Esse Katatonia tá diferente, né?

Enter é um mix de metal gótico e doom, com longas seções instrumentais e poucas letras. Além de comandar a guitarra, como faz até hoje, Robert fez os growls, os vocais mais agressivos e graves - a voz de "monstro do biscoito". É uma diferença bem grande da fase metal sinfônico dos álbuns The Silent Force e The Heart of Everything. A diferença aumenta na fase The Unforginving em diante, com o Within Temptation ficando mais rock/metal melódico e menos sinfônico.

Os temas do Enter são o que você esperaria de um álbum com esse estilo: escuridão, fantasmas e guerras. Bem diferente do que seriam os temas da banda ao longo dos anos seguintes: fantasia, amor, natureza e conflitos internos.

Teve feat?

O dueto com George Oosthoek é famoso até hoje


Sim. Lex Vogelaar, vocalista da banda de death metal Orphanage, gravou as partes de guitarra em "Pearls of Light", e produziu o álbum. Vale dizer: a banda não existe mais, e é difícil achar informação sobre ele. George Oosthoek fez os growls de "Deep Within", e segue na ativa. Além de ter sido vocalista do Orphanage, Oosthoek está no Mayan - projeto do Mark Jansen, guitarrista do Epica.

As músicas ao vivo

Sharon quando quer, até hoje faz essa cara de hoje roubarei a sua alma

Enter foi parte dos shows do Within Temptation em 1997 e 1998. Daí em diante, apenas as músicas "Enter" e "Deep Within" marcaram presença nos shows da Mother Earth Tour. A partir de 2004, elas apareceram com menos frequência. "Candless" ainda se destacou, entrando no setlist do famoso show em Java Island na The Silent Force Tour. A música também apareceu em "Elements", show de 15 anos que a banda realizou em 2014.

Já "Restless" foi tocada algumas vezes na turnê The Heart of Everthing Tour em 2007. Importante! A música deu o ar da graça no Brasil, que em 2008 recebeu a Sanctuary Theater Tour. Outro destaque foi o Metal Female Voices Fest 2013, onde Sharon se uniu ao pessoal do Delain para cantar a música.

Solte o play

Se você quer conhecer o Within Temptation roots, ou já conhece e gosta, e quer matar a saudade, vem comigo. Só soltar o play.