No dia 24 de abril o Bullet For My Valentine comemora o aniversário de Fever, terceiro álbum de estúdio da banda. Lançado em 2010 pela Sony Music/Jive, o registro tem 11 faixas, e só na primeira semana vendeu 71 mil cópias nos EUA, e quase 22 mil cópias no Reino Unido. Com a marca, Fever estreou em terceiro lugar na lista Billboard 200, e em primeiro na Billboard Rock and Alternative. O álbum já vendeu mais de 600 mil cópias e ganhou disco de ouro no Reino Unido em 2013, tornando-se o registro mais bem sucedido da banda.


Compondo e gravando

No começo de 2009, quase um ano após Scream Aim Fire, começaram os trabalhos de Fever, com o guitarrista/vocalista Matthew Tuck escrevendo letras e instrumental ao mesmo tempo. "Queríamos fazer algo novo e empolgante", disse Tuck à Metal Hammer. Para gravar o registro, o BFMV contou com Don Gilmore, produtor que já trabalhou com Linkin Park e Good Charlotte. "Queríamos fazer algo novo e empolante, mas que ainda fosse a nossa cara", acrescentou.

E como foi o processo de gravação? Matt Tuck definiu como estranho, onde "é você na frente de um microfone olhando para um cara olhando para você". O trabalho foi difícil: as letras e melodias foram reescritas até cinco vezes em alguns casos, pois eles acharam que as músicas não tinham força o bastante. Ainda assim, o vocalista elogiou o trabalho do produtor.

Além de um sucesso, Fever foi uma vitória da existência. Segundo Tuck, a banda tentou resgatar a energia, pois as gravações de Scream Aim Fire "acabaram com nossos corações por querer estar em uma banda".

Eles inventaram moda

Em entrevista à Guitar Edge, Matt Tuck disse que a banda usou muitas técnicas que não haviam sido tentadas antes. Assim, Fever deixou para trás o thrash metal de Scream Aim Fire, assumindo um lado mais o heavy metal, sem os screams do antecessor. Apesar disso, você pode dizer que a exceção é a famosa "Bittersweet Memories", cuja letra e melodia são descritas mais como emo do que metal.

Uma curiosidade 

O Bullet For My Valentine voou para Los Angeles em 24 de fevereiro de 2010, para filmar os clipes de "Your Betrayal" e "The Last Fight". Os dois tiveram a direção de Paul R. Brown, conhecido pelo trabalho com Slipknot e Korn. Em setembro do mesmo ano foi anunciada a produção dos vídeos de "Bittersweet Memories" e "Fever", cujos projetos originais foram descartados. Matt Tuck escreveu o novo roteiro dos dois, porém "Fever" não foi lançado.

Os clipes

Então bora lá conferir esses vídeos:




Bora ver uns lives?

Selecionados na medida, do jeito que o povo gosta:





Curtiu?

Dessa vez giramos por um dos principais álbuns das bandas de metalcore - um subgênero do heavy metal que é bastante polêmico, mas que tem muita coisa boa. Se você curtiu conhecer a banda e/ou o álbum, ou relembrar um clássico da adolescência de muita gente, agora é a hora. Vamos dar uma espiadinha no álbum completo.