Nunca é tarde demais para lembrar a nossa idade, afinal, Dragon Ball Z já passou dos seus 30 de anos de vida já que a série z ganhou vida em 1989, enquanto a original que antecede a saga, veio em 1986 e começou toda a magia que conhecemos até certo ponto futuro da série, mas isso é história para outro post.



Aqui vamos reunir algumas das teorias "doidas" que acabam tendo algum sentido ou buscar colocar sentido em eventuais lucanas que o anime deixou como por exemplo quando foi o vucu vucu que gerou o Goten? Vamos lá.

Super Saiyajins eram raros por nunca terem sido levados ao extremo em combate

Os Saiyajins sempre foram uma raça poderosa que abraçou conflitos e dominação. Apesar de sua força, ainda havia lendas sobre um Super Saiyajin que supostamente elevaria seu povo e exploraria poderes inéditos.

Os rumores sobre Super Saiyajins começaram a crescer, e embora seja preciso uma quantidade enorme de poder para alcançar, pode não ser tão difícil quanto os Saiyajins originalmente previram.

Devido à reputação dos Saiyajins na galáxia, eles nunca precisaram se esforçar muito para ficarem mais fortes. Essa prática só começa a acontecer depois que uma riqueza de oponentes super fortes invade a Terra e Goku realmente tenta melhorar a si mesmo.

Além do poder o equilíbrio emocional com a concentração é um dos pontos por trás da transformação e podemos notar por exemplo quando Goku se transformou e a busca de Vegeta até conseguir pela primeira vez.

Os androides estavam conscientes dentro do Cell

Durante a aparição do Androide 17 no final de Dragon Ball Z, ele doa sua energia para a Genki Dama de Goku contra Majin Boo e comenta: "Eu não ouvia essa voz há muito tempo".

Muitos fãs pensaram naturalmente que isso era um buraco na trama, já que o Androide 17 nunca se  encontra Goku nessa linha do tempo.

No entanto, Dragon Ball Super esclarece convenientemente esse "erro" quando Goku e 17 estão reunidos. O Androide 17 explica que, depois que ele foi absorvido pelo Cell, ele ainda podia ouvir tudo o que estava acontecendo do lado de fora e podia ver ostensivamente através dos olhos de Cell.

Isso lança uma luz fascinante, e aterrorizante, sobre como o processo de absorção dos androides pelo Cell funciona.

Goku é a única defesa da Terra não ser conquistada

Goku é claramente o herói de Dragon Ball Z e, portanto, não é surpresa que ele tenha salvado a Terra repetidamente da destruição. No entanto, o papel de Goku como protetor da Terra é realmente muito mais complicado do que a maioria das pessoas acreditam.

O Exército da Red Ribbon dominaria o planeta se Goku não estivesse presente para intervir. O reinado do rei Piccolo também teria sido um sucesso. Além disso, se Goku não teletransportasse Cell durante sua autodestruição, a Terra teria sido destruída.

Além disso, o poder de Goku era necessário para derrubar Majin Boo. Dito isto, se Goku nunca existisse, Raditz nunca teria invadido a Terra e o Dr. Gero não teria ressentimento em se vingar.

Saiyajins possuem ótimas habilidades de imitação

Os Saiyajins são geralmente elogiados por sua capacidade bruta de batalha e por sua capacidade de se transformar em cruéis Oozaru (a forma de Macaco Gigante). No entanto, também existem muitas habilidades que os Saiyajins possuem, que são muito menos óbvias do que alguns de seus poderes mais chamativos.

Por exemplo, os Saiyajins têm uma capacidade incrível de imitar e aprender os ataques de outras pessoas. Dragon Ball Z contém vários casos em que os Saiyajins são capazes de copiar as técnicas de outras pessoas com pouco treinamento necessário.

Isso foi mostrado com Goku ou Gohan aprendendo o Kamehameha e com Goku adotando a técnica Kienzan de Kuririn, Vegeta aprendendo a controlar o ki após notar essa habilidade durante a batalha na Saga Saiyajin.

Goten e Trunks também mostram uma propensão semelhante ao adaptar os movimentos de seus aliados.

Saiyajins híbridos são mais fortes que os puros

Em um nível básico na superfície, pode parecer que um Saiyajin de sangue puro seria mais forte do que alguém cuja linhagem foi diluída, mas na verdade é o contrário quando se trata de Saiyajins. A força crescente de personagens como Gohan, e mais tarde Trunks e Goten, parece implicar que os Saiyajins são realmente mais fortes quando o DNA humano é adicionado à equação.

De fato, quanto mais a raça sanguínea é diluída, mais rapidamente os Saiyajins parecem se tornar Super Saiyajins e explorar um poder mais profundo. O mangá de Dragon Ball Z finalmente confirma que meio Saiyajins são mais fortes como resultado de seu sangue meio humano e as características humanas os ajudam a ter um melhor controle emocional, por isso os filhos de Goku e Vegeta demonstram mais facilidade para se tornarem Super Saiyajin que seus pais, o que valida o que muitos fãs tinham hipótese.

Freeza perde para Goku por falta de treinamento e preguiça

Muitos fãs especularam que, como o poder base de Freeza era tão imenso, ele nunca precisou se esforçar ao máximo e se esforçar para alcançar novos níveis de força. Freeza ainda é excepcionalmente forte, mas ele não precisa treinar para isso.

Conseqüentemente, Goku é capaz de vencê-lo (embora seja necessário muito esforço), mas se Freeza realmente treinasse mais, e se treinou, então ele definitivamente seria capaz de derrotar Goku.

Isso mais ou menos é confirmado em Dragon Ball Super quando Frieza realmente treina pela primeira vez. Quando ele faz isso, ele não apenas se torna mais forte, como também desbloqueia uma nova forma no processo - Golden Freeza (pra emular uma versão Super Saiyajin pro vilão amigo).

Humanos e Saiyajins compartilham similaridades em seu DNA

A ideia de que Saiyajins e Humanos compartilham algum tipo de conexão genética é uma teoria bastante popular. Faz muito sentido, considerando como os Saiyajins parecem suspeitosamente semelhantes aos humanos.

Isso pode parecer um pouco superficial, mas além disso, quando Saiyajins e humanos se reproduzem, seus filhos nascem sem as caudas típicas dos Saiayajins. Isso sugere uma relação entre seus DNA.

Além disso, os humanos compartilham suas raízes distantes com os macacos e certamente não é coincidência que os Saiyajins possam se transformar em Grandes Macacos, que é uma característica crucial da espécie Saiyajin.

Os filmes não são canônicos

Há muito debate sobre se os filmes deveriam existir na linha do tempo do anime, especialmente porque há muitas inconsistências neles e às vezes pode ser difícil encaixar os filmes adequadamente.

Os fãs ainda discutem sobre essa questão, mas a TOEI disse abertamente que os filmes sempre foram feitos para serem tratados como criativos, e é por isso que até os filmes originais de Dragon Ball adotam abordagens tão radicais.

Essa teoria ganha mais credibilidade quando Dragon Ball Super começa, porque os dois primeiros arcos da série literalmente refazem os dois últimos filmes de Dragon Ball Z para trazê-los para o cânon do programa.

Isso gera uma bagunça muito grande com alguns pontos históricos da saga Dragon Ball como um todo, além do inicio do Super dar a sensação de preguiça para alguns fãs.

Curiosamente em Dragon Ball GT na luta contra Shin Shen Long vemos Goku usar o Golpe do Dragão.

Quando ele tinha usado esse golpe antes? No 13º longa de Dragon Ball Z: Ataque do Dragão. É nesse mesmo filme que Trunks ganha sua espada, então talvez, algumas coisas foram aproveitadas pontualmente pra canonizar.

Kuririn é o humano mais forte

Continua havendo muito debate sobre quem é o mais forte dos humanos de Dragon Ball Z, com fãs trazendo Mestre Kame, Kuririn e Tien para a discussão.

Tien basicamente desaparece em uma vida de treinamento que não pode ser vista, enquanto Kuririn adota uma vida mais doméstica e se torna um policial. É justo dizer que Tien era mais forte que Kuririn em um ponto, mas quando Dragon Ball Z chega ao fim, Kuririn ainda tem seu espírito de luta.

Dragon Ball Super continua a resgatar o personagem ainda mais devido à forma como ele executa o melhor de todos os seres humanos no Torneio de Poder e recebe numerosos episódios de desenvolvimento.

A data de nascimento de Goten

Isso é uma questão que gera uns nós na cabeça, mas na verdade faz sentido de uma maneira louca. O tempo indicaria que Goten é concebido durante o período de preparação que antecede os Jogos do Cell.

Durante esse período de tempo, o treinamento de Goku e Gohan levou-os a permanecer em suas formas Super Saiyajin 24/7, a fim de ir além dos limites habituais. Por consequência, é lógico que Goku era um Super Saiyajin durante a concepção de Goten.

A galera da regra 34 nessa hora respira ou fica tensa e volta a trabalhar!

Embora essa não seja a razão pela qual Goten é capaz de se tornar um Super Saiyajin em uma idade tão jovem, certamente desempenha algum fator.

Akira Toriyama odeia Vegeta

Definitivamente, existem fãs de Vegeta por aí que sempre esperam que seu personagem favorito usurpa Goku um dia. Vegeta tem muitos momentos em que está no centro das atenções, mas é improvável que ele ofusque completamente Goku.

Uma forte razão para isso é a opinião do criador Akira Toriyama sobre Vegeta. Toriyama ama Goku e o vê como um símbolo de esperança. No entanto, ele realmente não é tão fã de Vegeta. Como vimos na desculpa do Vegeta não se tornar Super Saiyajin 3.

De fato, quando os fãs escreveram cartas sobre a preocupação de que o personagem sumisse das batalhas, ele intencionalmente escreveu seu falecimento durante a Saga Boo.

Vegeta pode ser um ótimo apoio para Goku, mas Toriyama nunca o deixará vencer (pois a surra que Vegeta daria seria ainda maior que a do Jiren).

Majim Boo foi baseado no esteriótipo do Norte Americano

Akira Toriyama foi franco sobre como o design do personagem Majin Boo é parcialmente baseado em seu editor, Fuyuta Takeda, mas há muito mais sobre a criação do personagem.

Muitos fãs analisaram a tendência de Boo de transformar seus inimigos em comida, sua natureza de bullying e sua paixão por festejar como um insulto velado sobre os EUA.

O Japão e os EUA obviamente têm uma história complicada, mas vale ressaltar que a Saga Boo foi ao ar nos anos 90 e que vários ataques de Boo têm consequências assustadoramente remanescentes da Segunda Guerra Mundial.

A luta em Namekusei foi em slow motion

Um dos momentos mais notórios da história de Dragon Ball Z são os "cinco minutos" finais da luta de Goku e Freeza em Namekusei.

Freeza afirma descaradamente que eles têm cinco minutos até Namekusei explodir, mas a luta continua por mais nove episódios.

Nunca é declarado oficialmente por nenhum dos personagens, mas uma solução sólida aqui é que esses nove episódios realmente acontecem em câmera lenta.

Esses personagens se tornaram tão fortes que esses minutos finais seriam impossíveis de serem exibidos em tempo real, então os episódios atrasam a luta para que os fãs possam ver exatamente o que Goku e Freeza estão fazendo.

No auge de uma batalha, cinco minutos podem parecer uma quarentena na pandemia.

Bulma é a responsável pela Saga dos Saiyajins acontecer

Durante todo o Dragon Ball original, Bulma sempre mostra que ela quer usar as Esferas do Dragão para desejar um namorado. Embora isso nunca aconteça, há tempo suficiente entre Dragon Ball e Dragon Ball Z para que os fãs teorizem que ela poderia facilmente ter reunido as Esferas e acionado seu desejo.

Como Bulma acaba casada com Vegeta, não seria razoável pensar que o desejo de Bulma por um namorado é realmente o que inadvertidamente causa a invasão Saiyajin?

É uma maneira complicada de reescrever um pouco da história, mas também é um testemunho dos poderes de Shen-Long e das maneiras misteriosas pelas quais o destino pode funcionar.

A mãe da Bulma é um androide

Muito curiosamente, a aparência da mãe de Bulma, a sra. Briefs, nunca muda em todo Dragon Ball Z. Durante esse período, ela parece quase tão jovem quanto Bulma, apesar de ter quase 70 anos.

Enquanto Bulma envelhece, sua mãe não. A resposta por trás disso pode ser facilmente que o Dr. Briefs realmente criou um androide.

Aprendemos que a Red Ribbon faliu por causa da Corporação Capsula e sua tecnologia, para que eles pudessem ter cooptado sua divisão de robótica e androides.

Além disso, a Android 18 e a filha de Kuririn, Maron, provam que os androides ainda podem ter filhos, o que é consistente com o nascimento de Bulma.

Isso nunca foi declarado oficialmente, mas também não foi refutado, logo...

Essa lista foi adaptada do Screen Rant com algumas adições da vivência de um expectador com a mesma idade da série