O torcedor do Fortaleza que está com saudades de acompanhar o time dentro de campo terá uma oportunidade diferente nesta quarta-feira (8). O clube estreia a sua equipe oficial de FIFA na primeira Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs, organizada em conjunto com Ceará e Ferroviário e chancelada pela Federação Cearense de Futebol (FCF).

A competição será transmitida pela FCF TV e pelo Facebook das equipes participantes. Será a apresentação do time de FIFA Pro Clubs do Fortaleza, composto por 16 jogadores. A iniciativa faz parte de um projeto maior do Tricolor de Aço para entrar de vez no cenário dos esportes eletrônicos.

“Tivemos a ideia de fazer um torneio, convidando os outros clubes oficiais de Pro Clubs do estado. Nessa mesma reunião, pensamos em conversar com a FCF que de imediato abraçou a ideia e a modalidade. Com essa aproximação da federação já pensamos em um calendário anual chancelado e organizado por eles, com direito a festa de melhores do ano junto com outras modalidades”, explica Luciano Bertini, manager da equipe do Fortaleza e um dos idealizadores do projeto.

Neste início serão duas equipes, uma tida como principal com 14 players e outra como base, que é onde são testados jogadores, sendo colocados para adquirirem experiência, inclusive disputando campeonatos online. Assim como outras modalidades de eSports do Fortaleza, a equipe seria apresentada neste mês, antes de uma das partidas do futebol profissional em alguma das duas competições que o Tricolor estava disputando, Cearense ou Copa do Nordeste.

A ideia, porém, foi adiada por conta da pandemia causada pelo coronavírus e a pausa em campeonatos por todo o país. No entanto, várias outras ideias já estão em planejamento, acompanhadas diretamente por Gigliani Maia, gestor do programa de sócios do Fortaleza e um dos responsáveis pela equipe de eSports. Entre elas está a criação de uma escolinha de Pro Clubs, de forma presencial, para sócios e não sócio-torcedores dentro do CT do clube.

Além disso, Bertini afirma que o clube também pensa na criação de um torneio presencial com times do nordeste oficiais parceiros no Sana Fest, evento de cultura pop programado para acontecer no Centro de Eventos de Fortaleza.

“Esse projeto envolvendo esportes eletrônicos é algo que já planejamos há algum tempo. Com a evolução do mercado de eSports e a inevitável convergência com o mundo do futebol, acredito que seja o momento certo para investirmos cada vez mais em modalidades como essa. Além disso, é uma ótima oportunidade de nos mantermos em contato com o torcedor neste momento pelo qual o esporte mundial vive”, afirma o presidente Marcelo Paz.