A NHK está oferecendo seu documentário "10 anos com Hayao Miyazaki" em quatro partes sobre o diretor e co-fundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki em seu site da NHK World gratuitamente. A NHK transmitiu o documentário de fevereiro a maio do ano passado.



NHK descreve o documentário:

Um olhar exclusivo por trás das cenas sobre o gênio e principal diretor de cinema vivo do Japão, Hayao Miyazaki - criador de alguns dos filmes de anime mais emblemáticos e duradouros do mundo. Miyazaki permitiu que um único documentarista o acompanhasse no trabalho, enquanto sonhava com personagens e tramas para o que seria seu sucesso de bilheteria em 2008, "Ponyo on the Cliff by the Sea". Miyazaki explora os limites de sua capacidade física e imaginação para evocar protagonistas memoráveis.

A NHK exibiu um documentário separado em Miyazaki intitulado Homem Sem Fim: Hayao Miyazaki (Owaranai Hito Miyazaki Hayao) em 2016, e o site da NHK World estreou o documentário com legendas em inglês em 2017. A Japan Society exibiu o especial em Nova York em setembro de 2017. O GKIDS licenciou o documentário e o exibiu nos cinemas em 2018.

Miyazaki está agora dirigindo seu próximo longa-metragem, Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka (How Do You Live?). O produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, informou que o filme estava 15% completo no final de outubro do ano passado, após três anos e meio de produção.

via ANN