A espera finalmente terminou. Nesta sexta-feira (10) o Nightwish lançou "Human. :II: Nature.", nono álbum de estúdio e sucessor de "Endless Forms Most Beautiful". Cinco anos após o registro anterior, a banda volta com um CD duplo, com nove faixas no principal, e uma faixa longa no segundo CD, dividida em nove capítulos. A melhor parte? Celebrando o lançamento, a gravadora Nuclear Blast liberou lyric videos para todas as músicas.

Em entrevista ao site alemão Rock Bottom, o tecladista Tuomas Holopainen falou um pouco sobre o novo álbum.

A ideia original não era fazer um álbum duplo. Achamos que podíamos colocar todo material em um único álbum, mas um CD tem capacidade para 78 minutos de material, e o álbum tem 83 minutos. Por isso, tivemos que dividi-lo em dois discos.

O que acabou sendo uma decisão brilhante, porque agora faz ainda mais sentido quando você pensa sobre a dinâmica do álbum. É "Human. :II: Nature.". As nove primeiras músicas são sobre seres humanos contando histórias sobre humanidade, natureza humana, sobre outros seres humanos, com uma voz humana. Depois disso, você vira o disco e entra na natureza por meia hora para um escapismo instrumental. Então essa é a parte da 'natureza' do álbum.

Agora, sobre se "Human. :II: Nature." é um álbum conceitual, Tuomas deu a resposta: 

Eu não usaria o termo 'álbum conceitual', mas há um pequeno tema que percorre todas as músicas, então, de certa forma, é um álbum temático. Em algum momento do processo de composição, eu percebi que a palavra 'humano' aparece em todas as músicas, e elas estão de alguma forma conectadas.

Então eu meio que percebi que 'Ok, essa música é sobre o poder da imaginação humana', 'Esta música é sobre o poder da empatia humana', 'Esta música é sobre humano versus tecnologia'. Então 'Ok, vamos chamar esse álbum de 'Humano'. Mas isso não soa muito bem, então a última música, é toda sobre a beleza do planeta Terra. A última música é como a carta de amor do Nightwish ao planeta Terra. Essa é a natureza - a natureza humana. Foi assim que criamos o título do álbum.

Curtiu? 'Human. :II: Nature.' é o segundo registro com Floor Jansen como vocalista da banda, e as expectativas estão altas. Veja a seguir a tracklist do álbum, e solte o play nos lyric videos:

CD 1:

1. Music
2. Noise
3. Shoemaker
4. Harvest
5. Pan
6. How's The Heart?
7. Procession
8. Tribal
9. Endlessness

CD 2:

1. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Vista
2. All The Works Of Nature Which Adorn The World - The Blue
3. All The Works Of Nature Which Adorn The World - The Green
4. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Moors
5. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Aurorae
6. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Quiet As The Snow
7. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Anthropocene (incl. "Hurrian Hymn To Nikkal")
8. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Ad Astra