A comunidade de speedruns tornou-se bastante popular ao longo dos anos, com competições em todo mundo - veja o Games Done Quick, por exemplo. Existem vários tipos de speedruns para tentar, e não faltam jogos que entram nessa onda: Minecraft, The Outer Worlds, Half-Life 2 são alguns casos. E sim, tempos Resident Evil.

Saints Row: The Third Mastered chega no dia 22 de maio

As categorias são ainda mais interessantes. Algumas delas incluem Any%, Glitchless, Low% e 100%. Na Any%, significa que o jogo pode ser completado em qualquer %, onde a magia de "quebrar" os jogos acontece. Na categoria Glitchless nenhum glitch pode ser usado, embora truques sejam aceitos. A Low% pede que o jogo seja completado com o menor % possível. Já a 100% é o contrário: ou você completa o jogo, ou nada feito. 

Bateu a curiosidade? Conheça a seguir, os 10 speedruns mais rápidos dos jogos de Resident Evil.



10) Resident Evil Remake


O remake acrescentou várias melhorias ao jogo, incluindo nos controles de movimento. E controles menos truncados fizeram a diferença na comunidade de speedruns.

Numa run Any%, o PC tem o melhor tempo entre consoles e emuladores. Jogando de Jill, o melhor tempo é do Pessimism, com 1:16.44 - um tempo de respeito. Jogando como Chris o recorde também é do player, com tempo de 1:19:03. No PC, usando o mod Door Skip, adivinha? O recorde também é do Pessimism, tanto de Jill (54:39) quanto de Chris (55:48).

9) Resident Evil 4


Resident Evil 4 é considerado um dos melhores jogos da série, mas não é exatamente pelo terror. O que mais chama a atenção é o ritmo de ação, e o tanto de janelas que Leon precisa pular ao longo da história.

O jogo foi lançado para uma série de consoles, mas o melhor tempo foi feito no PS4. Na dificuldade Profissional, SH-3104 tem o melhor tempo com 1:35:49. A versão Steam, cuja duração é 10 minutos maior que a de PS4, o tempo é de 1:22:23.

8) Resident Evil 5


O jogo tentou ir numa direção diferente de onde a franquia vinha caminhando, e o resultado não foi o mais positivo entre os fãs. Entretanto, Resident Evil 5 foi o primeiro jogo a realmente introduzir o co-op, e produzir a cena onde Chris soca uma pedra gigante. Um clássico dos memes de Resident Evil.

Essa run é diferente, pois a categoria principal para RE5 é New Game+ Solo. Assim, na dificuldade Profissional com Chris, o melhor tempo (sem incluir as cutscenes) é de 1:24:32 do player HerDela.

7) Resident Evil 6


Se os fãs não gostaram de RE5, pode anotar: sem chance deles gostarem de Resident Evil 6. O jogo se distanciou ainda mais das origens de survival de horror, ao ponto dos fãs esquecerem que isso era uma coisa que existia. Ainda assim, o jogo traz de volta os favoritos Leon e Chris, um desconto num mundo de coisas não tão ok.

RE6 não é o jogo que as pessoas mais fazem speednruns, pois é dividido em quatro capítulos. Ainda assim, na categoria New Game+ Solo do PS4, Soulless_Persona tem o recorde de 6:51:08 fazendo os quatro capítulos na dificuldade Amador.

6) Resident Evil 2 (2019)


O retorno a Resident Evil 2 foi um absoluto sucesso entre crítica e fãs. Apesar disso, é um dos jogos mais rápidos de jogar, em especial para quem está fazendo um speedrun.

No PC (que possui os tempos mais rápidos) na categoria New Game o recorde é do TheFuretto, com 56:06 na dificuldade Hardcore a 60 fps. Com Claire e usando as mesmas configurações, o recorde é do ingne135 com 52:45. Já numa run Any%, o recorde é de 39:30 pelo Lyon. Com a Claire, o recorde é de loucos 23:51, novamente pelo Lyon.

5) Resident Evil 2


O segundo giro da série introduz um dos personagens mais queridos: Leon S. Kennedy... E o infame Mr. X, que causou uma boa parte dos pesadelos dos anos 90.

As duas categorias para o jogo são Any% e Low%, e os tempos mais rápidos são da versão PC. Na categoria Any% difícil com Leon A o recorde é de 50:37 pelo allancg. Na categoria Low%, o tempo é de 56:43 pela pekoron. Com Claire, a run Any% recorde é de 53:36 pelo allancg, com o tempo de 1:01:48 pelo pekoron na run Low%.

4) Resident Evil 3: Nemesis


Se o Mr. X era ruim, multiplique por cinco e temos o Nemesis, um dos coisos ruins mais famosos da história dos videogames. Em 2020 o vilão voltou com o remake de Resident Evil 3, lançado em abril.

Novamente, os tempos mais rápidos estão na versão PC. As principais categorias são Any% e Knife Only. Na Any% com dificuldade original, o melhor tempo é de 40:55 do Orchlon. Na Knife Only na dificuldade original, o recorde é de 44:42, o que é doideira pensar que a categoria é pede que você jogue apenas de faca. 

3) Resident Evil 7: Biohazard


Após os giros frustantes com Resident Evil 5 e 6, a Capcom trouxe a franquia de volta às raízes, com uma diferença para temperar as coisas. Resident Evil 7 é jogado em primeira pessoa, a primeira vez que um jogo da série adota essa perspectiva.

No PC e na dificuldade mais alta (respira...), na categoria New Game, o melhor tempo é de 1:35:44 do superxiaojuju. Numa run 100%, o jogo entra na categoria New Game+, cujo recorde é de 1:39:25 pelo DickGor.

2) Resident Evil


Dizem que a primeira vez a gente nunca esquece, né? Além de ter iniciado a franquia Resident Evil, o primeiro jogo foi a entrada de muitos players no gênero de terror. Quem imaginaria que uma simples animação de porta se abrindo tiraria o sono de muita gente, heh.

Esse jogo tem muitas categorias, então vamos resumir. Na versão PC, para conseguir o final bom e sem usar glitches, sem restrições e jogando como Jill, o melhor tempo é de 44:21 pelo WitchRain. Usando as mesmas configurações, mas jogando com Chris, o melhor tempo é de 40:53.

1) Resident Evil: Code: Veronica X


Num formulário, a Capcom vem perguntando se os fãs comprariam outro remake após RE3. De qual jogo? Dele mesmo, Resident Evil: Code: Veronica X. O quarto jogo da franquia foi o primeiro a ser lançado numa plataforma diferente do PlayStation - o Dreamcast. Depois, o jogo desembarcou no PS3, Xbox 360 e Nintendo Gamecube.

Então vamos lá: as principais categorias para o jogo são Any%, S-Rank, Glitched e Glitchless.

Na Any% Glitched, o melhor tempo é de 1:38:23 pelo uhTrance, enquanto na Glitchess, o recorde é de 1:39:05, novamente pelo mesmo jogador.

Já na categoria S-Rank Glitched, o tempo mais rápido é de 1:41:45 do silentkaster. Na Glitchless, o mesmo jogador tem o recorde, com tempo de 1:44:02.

Texto traduzido e adaptado do Game Rant