Numa notícia prevista, mas não menos ruim, a edição 2020 do Wacken Open Air está cancelada. O maior festival de heavy metal do mundo entra na lista de eventos afetados pela crise do coronavírus. Só na Alemanha, país do Wacken, outros festivais de renome cancelados incluem o Rock Am Ring, Rock Im Park e Bang Your Head!!!!. A decisão veio após a determinação do governo alemão de banir todos os grandes eventos no país em virtude da Covid-19.
Confira o anúncio oficial:

Dear Metalheads,

yesterday, the German government decided that due to the Coronavirus pandemic, no mass gatherings will...
Posted by Wacken Open Air on Thursday, April 16, 2020

Angela Merkel anunciou um plano para retomar a normalidade no país de forma lenta. Desta forma a chanceler explicou que nenhum evento de grandes proporções, como jogos de futebol, festivais e shows, serão permitidos antes do final de agosto. O prazo da proibição, vale explicar, é mínimo, pois pode ser aumentado. A medida vem em acréscimo a quarentena da população alemã, estendida até 3 de maio.

Anteriormente, o Rock Am Ring, Rock Im Park e o Wacken Open Air foram reagendados para 5 a 7 de junho, e 30 de julho a 1 de agosto, respectivamente. O festival Hurricane, que acontece na cidade de Scheessel e atrai cerca de 80 mil fãs, também está cancelado este ano.

Os 75 mil ingressos do Wacken 2020 foram vendidos em algumas horas, e mais de 150 artistas iriam se apresentar nos oito palcos do festival. Este ano, Slipknot, Amon Amarth, Judas Priest, Stratovarius e Avantasia (comemorando 20 anos do projeto) estavam entre as principais bandas convidadas.

Segundo o Robert Koch Institute (RKI), a Alemanha tem mais de 127 mil casos confirmados de Covid-19, e mais de 3,250 mortes confirmadas. Em março, o governo alemão aprovou um pacote no valor de 750 bilhões de euros na tentativa de aliviar os efeitos da crise.