SPOILERS de "Genre", episódio de Westworld

A terceira temporada de Westworld tem sido um novo tipo de mistério, no que a série da HBO vem explorando o "mundo real". Ele se estende a vários aspectos, em especial aos novos personagens que subiram à bordo na nova temporada. Um deles é Engerraund Serac (Vincent Cassel), o vilão da vez. O domingo (12) de Westworld revelou a verdade sobre Serac, num episódio cheio de ação. 
O que rolou?

O episódio começou com Serac narrando a "história de origem" dele e do irmão, situada na França quando os dois ainda eram crianças. Serac e seu irmão concluíram que o mundo era muito caótico e precisava ser controlado por um deus - e que eles criariam a tecnologia para conseguir isso. Mais velhos, os irmãos criaram a tecnologia Roboão - um orbe gigante capaz de prever e acessar os futuros de todos na Terra. Para isso eles se uniram à Liam Dempsey Sr., que tinha acesso ao dados do mundo inteiro através da Incite.

Foi uma ideia mais ou menos

Após várias tentativas fracassadas, os Seracs provaram que o sistema poderia funcionar prevendo com sucesso o futuro do mercado de ações. Enquanto Dempsey se importava apenas com o dinheiro que poderia conseguir, os irmãos viram a chance de remodelar a sociedade. Ou pelo menos na medida do possível, fora dos "extremos" da sociedade que eram imprevisíveis demais.

Eita

Ao mesmo tempo, Engerraund começou a ficar louco com o poder do sistema Roboão, e tornou-se imprevisível. Ele decidiu controlar os extremos ao mandá-los para guerra, ou algum cenário trágico, mudando seus destinos. Quando Dempsey começou a questionar a abordagem de Serac ao projeto, e ameaçou expor a verdade, o vilão não perdeu tempo. Dempsey foi levado para o deserto e morto de forma brutal. Na mente de Serac, qualquer cenário onde a verdade sobre Roboão se torne pública, irá resultar na extinção global.

No final do episódio, Westworld revelou que Serac estava contando sua história para Dolores, que estava acessando arquivos sobre ele. Dolores ameaçou expor a tecnologia de Roboão ao mundo, para consternação de Serac.

E agora?

A história de origem de Serac dá uma perspectiva totalmente nova ao que Westworld mostrou sobre o personagem até o momento. Além disso, torna a rivalidade entre ele e Dolores mais clara. De certo ponto, Serac não se enxerga como um vilão, pois seu objetivo é salvar o mundo das suas próprias tendências impulsivas.

Embora não esteja claro como as coisas vão acontecer nos três episódios restantes da temporada, esse conflito existencial cai como uma luva em Westworld. Alguém ter ou não o livre arbítrio, ou estar à mercê de um poder superior... É bem dentro do contexto. Afinal, esse é o dilema dos anfitriões desde o começo da série, agora transportado para o mundo real.

Westworld retorna no próximo domingo (19) às 23h com o episódio "Decoherence".

Via CB