Pac-Man (パックマン, Pakkuman), formalmente conhecido como Puckman, é o principal protagonista da série Pac-Man. Ele é marido da Sra. Pac-Man e pai de Baby Pac-Man e Jr. Pac-Man. Ele é o famoso mascote da Namco e foi criado por Toru Iwatani. Desde sua primeira aparição em 22 de Maio de 1980 no Japão, Pac-Man se tornou um ícone lendário de videogame e é um dos personagens fictícios mais reconhecidos do mundo.



A primeira aventura de Pac-Man ocorreu cronologicamente em Pac-Man, onde ele teve que lutar contra um grupo de fantasmas composto por Blinky, Pinky, Inky e Clyde, enquanto comia todos os Pellets espalhados ao redor de um labirinto.

Personalidade

Pixels, 2015

Pac-Man gosta de comer. Sua refeição regular inclui Pac-Dots, Power Pellets e frutas como cerejas, morangos e laranjas. Ele também parece muito bom em navegar labirintos, devido ao seu extenso tempo neles.

Nos desenhos animados dos anos 80 e nos jogos posteriores do Pac-Man, ele era um tipo bastante calmo e um pai e marido dedicado. Enquanto ele costumava ficar perplexo com a maioria das situações em que se encontrava, ele sempre ficava por cima delas.

Aparência

Pac-Man é uma criatura amarela circular, com uma boca grande. Ele tem um nariz longo, tipo Pinóquio, e dois olhos com a forma de si mesmo. Ele é comumente mostrado com braços e pernas nas obras de arte, mas costuma ser sem membros nos próprios jogos. Ele costuma usar botas vermelhas e luvas laranja e, ocasionalmente, também usa chapéu vermelho.

Algumas encarnações anteriores apresentam designs ligeiramente diferentes, principalmente a arte Bally Midway encontrada nas máquinas de arcade dos EUA, que apresenta o Pac-Man como uma bolha de olhos vermelhos e pés longos. Desde cerca de 1983, seu design geral permaneceu muito mais consistente.

Aparições

O Pac-Man se tornou um personagem tão popular e icônico com o passar do tempo que foi ficando comum vermos ele em outros tipos de jogos da sua série, como Pac N' Roll contando sua juventude ou correndo por ai nos jogos de corrida dos amigos como Mario Kart.


Esses momentos não ficaram apenas por vários jogos como easter-egg no insano, e divertido, crossover Namco x Capcom. Mas Pac-Man vai muito além disso e especialmente nessa última década, vimos bastante ele em outras mídias.

Em 2012 ele teve um cameo no filme Detona Ralph, no qual o foco eram games e temos um enorme crossover de franquias nas telonas. Já em 2015 ele se tornou o antagonista em Pixels invadindo os arcades de Nova Iorque.

No Japão ele foi homenageado no oitavo de uma série de filmes crossover de Kamen Rider chamados Movie Wars (no caso o filme Kamen Rider Heisei Generations: Dr. Pac-Man vs. Ex-Aid & Ghost with Legend Riders).

Assim como em Pixels, Pac-Man é um antagonista, mas na verdade não é culpado, pois sua semelhança foi usada pelo principal vilão, o Dr. Pac-Man, para infectar o mundo com um vírus de sua aparência. Japão é sempre um nível diferente, não é mesmo?

Conte para nós, como Pac-Man fez parte da sua vida ao longo dos 40 anos do personagem? Qual seu jogo favorito da série?