Em 16 de maio de 2000 a cantora Britney Spears lançava seu segundo álbum de estúdio, "Oops!... I Did It Again". Imortalizado como um clássico do pop adolescente anos 2000, o registro seguiu nos trilhos do álbum de estreia "... Baby One More Time" (1999), incorporando elementos pop e dance. O álbum também explora um som mais funk e R & B, com covers de Rolling Stones e Jets

Contexto

Com final da turnê promocional de Baby One More Time, Britney Spears tirou seis dias (!) de férias e iniciou as gravações de "Oops!" em setembro de 1999. Em janeiro de 2000 o álbum já tinha metade do material produzido, com os trabalhos se dividindo entre os EUA e a Suécia. A finalização foi em Nova York.

Em entrevista para MTV, a cantora confessou sentir uma grande pressão após o sucesso comercial de Baby One More Time, que alcançou os 25 milhões de cópias vendidas. "Depois de ouvir o novo material e gravá-lo, estou realmente confiante nele", disse. Britney então comentou que considerava "Oops!" melhor que o álbum de estreia, por ser mais ousado e ter mais atitude. "[O álbum] É mais eu, e acho que os adolescentes se identificarão com isso".

Música e letras

"Oops!... I Did It Again" foi considerado uma sequência de "...Baby One More Time". Em entrevista, a cantora definiu o álbum como mais maduro, com "tempero" pop e R&B - uma mudança a qual ela não fez propositalmente. "É apenas algo que mudou por conta de ser mais velha. Minha voz mudou um pouco e estou mais confiante, e acho que isso aparece no material".

Um dos produtores do álbum, Rodney "Darkchild" Jerkins, que "seria um choque para todos" ouvir o cover de "(I Can't Get No) Satisfaction", clássico imortal dos Rolling Stones.

"[O cover] Tem 'sabores' do original, mas é uma versão direta de 2000 - nova para os ouvidos. O que eu acho legal, porque as pessoas que apreciam essa música vão adorar. E eu a tornei tão nova e jovem que as crianças pequenas que amam Britney vão adorar. Vai atrair o público jovem e mais velho".

Os singles

A faixa título tornou-se um sucesso internacional, alcançando o topo das paradas em 15 países, e o nono lugar da Billboard Hot 100 dos EUA. O segundo single, "Lucky", foi número um na Áustria, Alemanha, Suécia e Suíça, e ficou no top 10 de 12 países, entre eles Itália, Canadá e Reino Unido. Na Hot 100, a música também entrou no top 10.

O terceiro single é o favorito da Pessoa que Vos Fala™. "Stronger" foi top 10 em oito países, como Finlândia e Suécia. Além de chegar à 11ª posição na Hot 100, tornando-se o single mais vendido do álbum nos EUA. O sucesso rendeu disco de ouro Austrália, Dinamarca, Alemanha, Nova Zelândia, Suécia e EUA.

"Don't Let Me Be the Last to Know", o quarto e último single, foi um sucesso moderado nas paradas. A música foi número um na Romênia, e top 10 na Áustria, Polônia e Suíça, mas não emplacou como as anteriores.

Turnê
Recém liberado em HD. Nada como fazer barulho em alta resolução!

Para promover o álbum, Britney Spears se apresentou em vários programas de TV e cerimônias de premiação, incluindo a performance controversa no 2000 MTV Video Music Awards. A The Oops! ... I Did It Again Tour começou em junho de 2000 e visitou a América do Norte, Europa e encerrou em solo brasileiro! Mais exatamente, em janeiro de 2001, no Rock in Rio.

Shh, esse fica só entre a gente

Recepção

Após o lançamento, "Oops! ... I Did It Again" recebeu críticas no geral favoráveis. O álbum estreou no topo da Billboard 200 dos EUA, vendendo mais de 1.3 milhões de cópias na primeira semana. Foi a quebra do recorde anterior -segundo a Nielsen SoundScan- de melhor semana de lançamento de um álbum lançado por uma artista feminina.

O recorde foi superado quinze anos depois, com Adele lançando o álbum "25". Na primeira semana, o registro vendeu mais de 3,38 milhões de cópias.

Com "Oops!... I Did It Again", Britney Spears recebeu disco de diamante pela segunda vez. O álbum chegou ao topo em quinze países, foi top 5 na Austrália, Finlândia, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido. Ele tornou-se o segundo álbum mais vendido da cantora, perdendo apenas para "...Baby One More Time".

Clipes!





Vamos ouvir?

Fazer um Baú do Armadura sobre álbuns de música pop é, acredite se quiser, mais fácil do que os de rock ou metal, que eu escuto mais. Mas eu espero que você tenha curtido o texto! Pra gente fechar com chave dançante de ouro, bora musicar.