A etermax, empresa internacional de tecnologia criadora dos populares jogos Perguntados e Apalavrados, apresenta seu novo posicionamento corporativo global e sua identidade visual. Após uma década oferecendo experiências de entretenimento, a etermax revela uma imagem que reflete ainda melhor sua leitura do mundo atual e do futuro para construir universos baseados em tecnologia, criatividade e desenvolvimento de comunidades ativas.



Consolidada mundialmente na indústria dos games, a etermax evoluiu nos últimos dez anos de uma desenvolvedora de games para, atualmente, uma multinacional de tecnologia, que além dos jogos investe no potencial da publicidade in-game e da inteligência artificial aplicada aos negócios. Essa mudança está representada tanto na nova identidade visual quanto no posicionamento que a marca adota a partir de agora.


Trajetória da etermax

As ideias iniciais da etermax surgiram em 2009, em Buenos Aires/Argentina, mais especificamente em uma fábrica têxtil de Vila Urquiza, que se tornou o centro de todas as operações globais da empresa.

De natureza inquieta e curiosa, a etermax sempre desafiou os próprios limites. Seu primeiro produto foi um aplicativo financeiro e logo se tornou uma empresa de games reconhecida por levar Apalavrados – um clássico jogo de tabuleiro e palavras cruzadas – para dispositivos móveis.

Atualmente, jogos da etermax somam mais de 700 milhões de downloads, liderados pelo clássico Perguntados, disponível em mais de 180 países e em 34 idiomas.


Nova identidade de marca

“A identidade de marca passa a enfatizar a letra X, um símbolo com múltiplos significados e que reflete nosso DNA, já que somos uma empresa que experimenta, que resolve cada incógnita com análise e dados, e que considera os erros como parte natural do processo para alcançar grandes aprendizados”, detalha María Soledad López, Head of Communications da etermax.

A nova arquitetura de marca é representada sob estratégia monolítica pura: etermax (escrita em minúsculas e destacada em negrito) como marca-mãe, com três unidades de negócio: Gaming, In-Game Advertising e Inteligência Artificial, com o propósito comum de encontrar soluções tecnológicas para os desafios humanos atuais e futuros.



Já entre os elementos gráficos da nova identidade visual, um ponto importante refere-se ao uso da cor. A preponderância do branco e do cinza está associada à herança tecnológica e industrial da marca-mãe combinada com cores simples e distintas para definir a imagem das três unidades de negócios da empresa.

A cor verde ressignifica a etermax Gaming, que se inspira em momentos de entretenimento e conexão por meio dos jogos casuais; a flame by etermax, que está em processo de mudança oficial para etermax in-Game Advertising, usa a cor vermelha para representar a reinvenção do futuro em estratégias de publicidade em videogames, e a etermax Al Labs se apoia no azul como cor principal, em referência ao desenvolvimento, experimentação e implementação de soluções de negócios baseadas na inovação e no poder da Inteligência Artificial.


O projeto de rebranding da etermax foi desenvolvido ao longo de quase um ano de trabalho e liderado por uma equipe interna de comunicação, que contou com a participação de profissionais de diferentes sedes e áreas da empresa. As inspirações e conceitos vieram a partir de uma análise profunda sobre a cultura da etermax e a projeção de negócio, enquanto a estratégia de posicionamento surgiu de um trabalho em conjunto com a FutureBrand, consultoria global especializada em branding, e o design do novo sistema de identidade visual foi criado internamente em conjunto com o estúdio argentino de marcas, M4.