O projeto #JHSPONLINE da Japan House São Paulo segue repleto de atividades culturais e interativas durante o período de distanciamento social. A programação compartilha conteúdos sobre diferentes vertentes do Japão contemporâneo por meio  das redes sociais da instituição - Instagram, Facebook, Twitter e YouTube -, e contribui para que os interessados pelo país possam conhecer mais sobre sua cultura, além de relembrar momentos marcantes da programação do centro cultural, sem precisar sair de casa.

Para as próximas semanas, entre as atividades preparadas para todas as idades, estão oficinas com passo a passo para fazer em casa, curiosidades, filosofias , bate-papo com profissionais, podcast, literatura e muito mais, que vem sendo compartilhado com todo o público que tem interesse em consumir conteúdos de qualidade sobre o Japão. Abrindo a nova temporada, dia 18 tem foco em toda família, por meio da oficina ‘Mágica com Célio Amino’, em que o mágico  ensina truque simples enquanto apresenta  também algumas palavras em japonês, o que torna tudo muito mais divertido.
Em literatura, o ‘Clube de Leitura’, feito em parceria com a revista literária Quatro Cinco Um, abre as inscrições para novos leitores e ganha o anúncio do novo livro e novo formato, já que passa a acontecer online, para que todos conheçam diversas obras de literatura de autores japoneses. A conversa é mediada por Paulo Werneck que recebe em cada edição um convidado especial. Sob o mesmo tema, o quarto episódio  do podcast da Japan House São Paulo,  aborda "O Livro do Travesseiro", uma das obras da autora japonesa Sei Shônagon, composta por mais de trezentos textos curtos — que podem ser lidos em sequência ou com a liberdade do acaso —, o livro compõe um verdadeiro inventário da cultura do Japão feudal, vista pelo olhar poético de uma grande escritora.

A programação conta também com o quarto tema da série de postagens que destacam filosofias japonesas, dessa vez apresentando ao público o Gaman, termo de origem zen-budista que significa "suportar o aparentemente insuportável com paciência e dignidade", sendo um assunto pertinente para o período de distanciamento social. Falando em ilustração e desenhos, as atividades japonesas como Ukiyo-e e Emakimono somam à programação. O primeiro, ministrado pelo professor e desenhista Claudio Mubarac, apresentará a influência da técnica japonesa no Ocidente. Já arte nipônica Emakimono - muito conhecida e considerada a origem do mangá no Japão - será ensinada ao público por meio de  um passo a passo , que mostrará  como são feitos os desenhos pintados sobre um rolo de pergaminho e que contam uma história conforme é desenrolado.

O quadro ‘Conversa com o Educativo’ também faz parte da programação, onde o núcleo Educativo da Japan House São Paulo propõe um diálogo sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesa. A novidade é que grupos e instituições podem entrar em contato para agendar horários especiais para essas conversas. Para essa quinzena são destacados dois temas: “Ma: Vazio e Experiência” em uma conversa que apresenta essa ideia-sentimento que é tão presente no cotidiano japonês; e “Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro”, em um diálogo que tratará sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, a partir de seu manifesto "Arqueologia do Futuro", em que traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.

Falando em tradição, o Hashi ganha mais conteúdo através de ilustrações, com curiosidades sobre este utensilio de uso diário.  E para completar, a série JHSP recomenda, em que os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações. Às quintas-feiras é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp.

Confira a programação da #JHSPONLINE para o período: 
18/05 (segunda-feira)
Mágica com Célio Amino
O mágico Célio Amino ensina truque de mágica para fazer com toda a família, enquanto de forma lúdica, também ensina palavras japonesas.

19/05 (terça-feira) 
Abertura de inscrições para o Clube de Leitura
Na data, serão abertas as inscrições para participar e será anunciado o novo livro do “Clube de Leitura” da Japan House São Paulo, que passa a acontecer online. O projeto é realizado em parceria com a revista Quatro Cinco Um, com mediação de seu editor, Paulo Werneck e presença de um convidado especial. A atividade convida leitores a conhecerem e discutirem diversas obras de literatura de autores japoneses.  

19/05 (terça-feira), às 16h
Conversa com o Educativo |  Ma: Vazio e Experiência 
O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas online sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições.
Nesta semana: “Ma: Vazio e Experiência”, em uma conversa que apresenta essa ideia-sentimento que é tão presente no cotidiano japonês. O educativo irá investigar como o Ma se manifesta em diferentes linguagens artísticas e como pode nos inspirar a nos relacionar de uma outra maneira com a arte. 
Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.
A atividade também está disponível para grupos fechados, em outras datas e horários (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail educativo@jhsp.com.br

20/05 (quarta-feira)
Filosofias  Japonesas:  Gaman
O tema desta vez para essa de postagens sobre conceitos importantes da sociedade japonesa, será 'gaman': que simboliza  paciência e resistência para perseverar pacientemente em tempos difíceis.

21/05 (quinta-feira)
#TBT
Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

22/05 (sexta-feira)
Ukiyo-e, com Claudio Mubarac
Com um olhar pessoal, o gravador, desenhista e professor Claudio Mubarac apresentará as a técnica japonesa Ukiyo-e a partir desua influência no Ocidente.   

23/05 (sábado)
JHSP recomenda
Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

25/05 (segunda-feira)
Emakimono
Emakimono é o nome dado aos desenhos pintados sobre um rolo de pergaminho, que conta uma história conforme é desenrolado, sendo considerado a origem do mangá no Japão. Vamos aprender um passo-a-passo para criar o nosso emakimono.

26/05 (terça-feira)
Sei Shônagon: relembrar ep 4 do podcast
Relembraremos o quarto episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro "O Livro do Travesseiro", de Sei Shônagon.

26/05 (terça-feira), às 16h
Conversas online com o Educativo |Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro
O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas on-line sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições.
“Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro”, em um diálogo que tratará sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, reconhecido por trabalhos como o Museu Nacional da Estônia, inaugurado em 2016. A edição parte de seu manifesto "Arqueologia do Futuro", com o Educativo desvendando alguns de seus projetos, em que Tane traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.
Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.
Esta atividade também está disponível para grupos fechados (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail educativo@jhsp.com.br

27/05 (quarta-feira)
JHSP recomenda
Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

28/05 (quinta-feira)
#TBT
Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

28/05 (quinta-feira), às 19h
Conversa sobre o livro: "Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos"
O editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, convida o público para uma conversa sobre o livro "Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos", do autor Leonard Koren. O conceito do wabi-sabi, traduzido como a beleza das coisas imperfeitas, transitórias e incompletas, é considerado fundamental para a compreensão da cultura japonesa. Nessa conversa baseada nolivro editado pela editora Cobogó, se abordará como esse conceito é aplicado na estética nipônica, inspirando artistas e designers. A conversa acontece ao vivo no Instagram e Youtube da Japan House São Paulo e contará com as participações de Michiko Okano, professora da UNIFESP, e do designer Gerson de Oliveira, da ,ovo.

29/05 (sexta-feira)
Vídeo com a mixologista Suemi Uemura 
Passo a passo de coquetel e a utilização de ingredientes japoneses em sua realização. 

30/05 (sábado)
Hashi: curiosidades
Neste último post sobre o hashi, vamos compartilhar por meio de ilustrações mais curiosidades sobre este utensílio.

via Suporte