Foi lançado nesta sexta-feira (29) "Routes" novo single do Lamb of God. A música é faixa do álbum homônimo, cujo lançamento foi adiado para 19 de junho, e traz a parceria classe A com Chuck Billy, vocalista do Testament. O álbum desembarca cinco anos após "VII: Sturm Und Drang", lançado em 2015, marcando a estreia em estúdio do baterista Art Cruz, anunciado no lugar de Chris Adler em julho do ano passado.

Amaranthe anuncia data de lançamento do sexto álbum de estúdio


"Routes" é inspirada pela participação do vocalista Randy Blythe no protesto na reserva indígena de Standing Rock, na Dakota do Norte, durante o movimento No DAPL. Ocorrido entre 2016 e 2017, a manifestação foi contra a construção de um oleoduto dentro da reserva. Tudo começou apenas com algumas mulheres e crianças indígenas acampando no local, mas logo recebeu atenção em escala global.

Para dar o tom certo da narrativa, Blythe contatou Billy, que é descendente dos pomo, povo indígena da Califórnia. O vocalista do Lamb of God disse ser indispensável "ter uma voz nativa representada na música".

Isso é intencional. Musicalmente, é simbólico da minha experiência lá. Uma voz nativa lidera, produzindo energia positiva e chamando o povo a se unir, e eu respondo, fornecendo apoio. Essa foi a minha experiência física, e isso se reflete na música.

O resultado é uma música poderosa, retratando de forma vívida a destruição da natureza ligada aos séculos de injustiça contra os indígenas. Billy disse ter sentido-se honrado e orgulhoso de participar da música.

O movimento No DAPL dos povos indígenas deste país foi um evento histórico. Ser capaz de emprestar minha voz para representar o povo nativo americano, complementando as histórias e as letras de Randy, é algo realmente especial para mim. Fico feliz que esse movimento tenha sido colocado em uma mensagem musical, e estou extremamente feliz por ter feito parte dele.

Via Blabbermouth e Rolling Stone