O Museu Nacional do Videogame seria inaugurado em um ambiente físico na Cidade do Rio de Janeiro em 2020, mas devido à pandemia do novo coronavírus a produtora de eventos Start Produções resolveu levar seu acervo de mais de 450 consoles para o Instagram @museudogame - que resgata quase 50 anos de história. O público poderá conhecer um pouco da exposição sem sair de casa.

“Resolvemos inaugurar o Museu no Instagram. Diariamente estamos postando consoles de nosso acervo para deixar o público com água na boca. É claro que em nossa exposição física, teremos muito mais novidades”, explica Johnny Albuquerque, um dos organizadores do evento.

Entre as relíquias da exposição digital estão, por exemplo, Atari, Famicom, Odissey, Geniecom, Super Nintendo, Nintendo 8bits e Megavision. Para os que preferem os mais modernos, o Museu Nacional do Videogame também irá disponibilizar em seu Instagram o Nintendo Switch, Playstation, Nintendo Wii, Xbox One X.

Um dos diferenciais do Museu Nacional do Videogame é a parte da narrativa que é construída com imagens da época do lançamento dos consoles. Com imagens e vídeos explicativos, a equipe de marketing do museu seleciona comerciais das empresas de videogame para ilustrar a história.

“Alinhamos a tecnologia das redes sociais à nostalgia e conseguimos atender várias gerações. É bacana que nos comentários vemos as pessoas relembrando o seu primeiro videogame e até aqueles que nunca ouviram falar do console. Nesse momento de isolamento social, em que estamos em casa, achamos importante disponibilizar essa forma de entretenimento para a população. São anos de história,”, explica Johnny.

Para aqueles que desejam conhecer o Museu Nacional do Videogame no Instagram, basta procurar www.instagram.com/museudogame.