Foi lançado nesta terça-feira (5) o aplicativo Bandbond, que promete ser uma revolução para os fãs de heavy metal. Disponível para Android e iOS, o app promete aproximar bandas e fãs, e já começa com 250 bandas registradas - e a promessa de acrescentar mais nomes diariamente. A ideia surgiu do tecladista do Dark Tranquilliity Martin Brändström, a partir de uma frustração bem real.


Tudo começou alguns anos atrás, quando Brändström gerenciava as redes sociais da banda. Logo ele percebeu que, a comunicação com os fãs conquistada com anos na estrada e no estúdio, passou a ser limitada pelos preços cobrados pelos gigantes das redes sociais. Ele então somou forças com o amigo Joacim Starander, e o renomado jornalista de heavy metal Mattias Lindeblad, para criar um aplicativo que eliminasse essa barreira.

"O relacionamento entre uma banda e seus fãs é único, e não é algo que você possa comercializar como pasta de dente ou refrigerante. Sem patrocinar uma postagem, você vai alcançar apenas uma fração dos seus seguidores. É realmente estranho que alguém possa cobrar de você alcançar os fãs que realmente querem ser alcançados, e fazer você pagar pela exibição do conteúdo que você mesmo, como uma banda, criou - o que gera tráfego para sua plataforma."

Recursos futuros e a direção que o aplicativo seguirá, serão definidos de acordo com as necessidades das bandas e dos fãs. Vale registrar que o aplicativo chega bem completo, com conteúdo exclusivo, calendário de shows, e poder de ver as publicações das bandas e dos integrantes. Desde já, Bandbond pode ser considerado uma grande vitória para comunidade.

"Na cena do metal, estamos acostumados a fazer as coisas sozinhos. Nos dias em que não recebíamos cobertura na mídia convencional, começamos nossos próprios fanzines, trocamos fitas pelo mundo inteiro, fizemos programas de rádio locais, etc., "Martin afirma. "Hoje em dia, quando você é forçado a usar as mídias sociais, é estranhamente mais difícil para as bandas alcancem [os fãs] do que nunca. Na comunidade apaixonada do metal, nós já assumimos o controle antes. Por que não fazer isso de novo?"

Curtiu a ideia? Bandbond está disponível na App Store e na Google Play Store.