Desde o final de abril, o modo ranqueado de Valorant está disponível para Europa e América do Norte. Desde então os jogadores estão confusos sobre como a relação eliminações/mortes, vitórias e derrotas afetam o ranking do jogador. Como acontece em todo FPS, existe uma grande valorização do KDA - a taxa o Kill/Death/Assist. Mas para surpresa, esse critério em Valorant é menos importante do que pensa .

"Sejamos claros: vencer ou perder uma partida tem o maior efeito no seu ranking", disse Ian Fielding, gerente de produto do time competitivo de Valorant. "Se você busca além de vencer (como KDA) e perde partidas por causa disso, seu ranking tende a cair". 

Ele ainda acrescenta que a forma mais rápida de subir de ranking, é a mais básica: vencer partidas.

A exemplo de outros jogos competitivos, Valorant torna-se mais divertido jogando com os amigos - embora alguns ainda acreditem que o verdadeiro teste é jogar solo. Fielding falou ainda sobre como a Riot está buscando manter a fila solo e grupo num nível equilibrado de jogo.

"Se você está jogando sozinho ou com grupos menores, trabalhamos para que isso aconteça, pois nossas partidas favorecerão o pareamento de jogadores contra times de tamanhos similares", escreveu Fielding. 

Além disso, a Riot adicionou uma mecânica muito similar a dos MOBAs. Um jogador pode ganhar ou perder ranking de acordo com a sua performance em jogo. Assim, se um player for incrivelmente bem, contribuir bastante no jogo e o time vencer a partida, a subida de ranking será mais rápida.

A relação de rankings em Valorant

Entretanto, em todo jogo competitivo um fator comum atrapalha a vida de quem entra nas ranqueadas ou até nas partidas casuais: jogadores AFK. Nesta quarta-feira (13) a Riot anunciou que vai apertar as punições para jogadores que ficarem ausentes com frequência. Isso também incluirá maior tempo de restrição nas filas.

Apesar do sucesso crescente, a abordagem da Riot ao modo ranqueado de Valorant, e a falta de uma fila solo separada, não gerou uma boa reação da comunidade. É algo que a comunidade de Overwatch tem enfrentado desde lo lançamento do jogo, decepcionando players veteranos ao ver que a Riot está seguindo uma rota parecida.

Valorant tem lançamento previsto para o inverno do hemisfério norte. Resta aguardar e ver o que será desse e dos outros dilemas.