Começa nesta terça-feira (5) no Brasil o beta de Valorant, novo FPS da Riot Games. Ao todo, o jogo tem 10 personagens, mas a jogatina não é fácil de se aprender. Na sua base, Valorant é um shooter tático, e mesmo as habilidades sendo importantes para vencer partidas... Quem não conseguir atirar, vai ter vida difícil. Apesar de nenhum Agente em Valorant ser fácil de jogar, alguns são melhores para os iniciantes. E é exatamente sobre isso que nós viemos falar.

Sage


Famosa pelas habilidades de cura e ressurreição, estas habilidades são úteis, porém não a parte mais importante do seu kit. Sage tem duas das melhores habilidades do jogo: o Barrier Orb e o Slow Orb. A chave é utilizá-las com antecedência. 

Na defesa

Lance um Barrier Orb logo quando desconfiar que os inimigos estão perto, para bloquear a entrada deles. Uma vez que os orbes forem utilizados, tudo em que você precisa focar, é atirar.

No ataque 

Numa investida rumo ao bombsite, coloque o Barrier Orb em qualquer lugar que elimine as linhas de visão dos inimigos. Cuidado para não isolar uma entrada ou saída em potencial do seu time, e não use o Slow Orb onde seus aliados estão prestes a passar. Eles também ficarão mais lentos.

Nos dois casos

Concentre-se em utilizar as habilidades de cura e ressurreição com frequência. Se um aliado sofrer dano e recuar, cure, mesmo o dano recebido seja pouco. Com tempo de jogo, você aprende quando vale ou não a pena curar. O mesmo se aplica à Ressurreição.

Reviva o mais rápido possível, mas certifique-se do round no qual você utilizar a habilidade parecer ganho. O Barrier Orb também é crítico na hora de reviver um aliado. Quando o seu colega de equipe reviver, ele não poderá se mover. Então é bom dar proteção e criar uma chance de escapar.

Nota de rodapé

Sage exige muita tentativa e erro. Às vezes as barreiras ficam mal posicionadas, às vezes os aliados ficam mais lentos, ou são revividos no meio do tiroteio. Continue utilizando as habilidades da Agente com o máximo de frequência possível.

Sova


Sova é especialista em coletar informações. O Recon Bolt pode alertar você para localização de qualquer inimigo que esteja dentro de sua linha de visão. Você pode utilizar essa habilidade por todo mapa, e até rebater nas paredes clicando com botão direito do mouse antes de disparar. A chave da habilidade é usá-la constantemente.

Importante

Toda vez que não estiver recarregando, você deve tentar atirar em algum lugar novo. Mesmo que não encontre um inimigo, isso indica em quais cantos não é preciso olhar, e quais ângulos de ataque são seguros. À medida que você se sentir mais confortável com o Recon Bolt, vai aprender atirar em um lugar para alcançar outro, achando os lugares onde os jogadores adoram camperar.

Não termina por aí

Sova também tem o Shock Bolt para causar dano. Essa habilidade é melhor usada atirando em cantos ou corredores para expulsar os inimigos. A ferramenta de reconhecimento final de Sova é o seu Owl Drone, que pode voar remotamente pelo mapa.

Atenção

Antes de usar o drone, verifique se você está num local seguro, pois ficará vulnerável enquanto voa. Caso contrário, você pode usar o drone para voar pelos bombsites, ou mandar como apoio de um dos companheiros de time, servindo como distração.

A suprema

Ela é uma flecha de energia que pode penetrar as paredes. Seu alcance é longo, e pode cobrir cerca de metade da maioria dos mapas. Espere para usar a suprema até saber onde está o inimigo. Em seguida, elimine-o enquanto ele achar que está seguro. 

Você pode utilizar essa habilidade três vezes depois de ativá-la. Atingir um inimigo que tenha saúde e armadura completas uma vez não os matará, mas eles serão marcados e desacelerados. Assim você pode completar o serviço.

Brimstone


Este é o Agente mais complicado desta lista, pois requer que você conheça um pouco do mapa a fim de utilizar suas habilidades. Nada tema, entretanto: ele é um dos melhores personagens para ajudar a aprender os mapas. Sua principal habilidade são as bombas de fumaça, que podem ser usadas em qualquer lugar do mapa (mas ainda dentro de um certo raio ao seu redor).

No ataque

Tente colocar bombas de fumaça em áreas que os Defensores normalmente espiam. Por exemplo, se você estiver atacando o bom A do mapa Bind, suas bomas podem ficar assim:


Isso cobre quase todas as áreas mais comuns onde os Defensores gostam de ficar. Com a bomba lá, esses players terão que mudar para uma posição onde não poderão ver seu time entrando, ou para um local menos protegido e mais fáceis de garantir o abate para o seu time.

Na defesa

É a lógica inversa: coloque as bombas por onde o time inimigo pode tentar atacar.


Bloquear a visão nesses locais significa que os Atacantes precisam cegos pela fumaça para atacar o bomb. Mas você precisa ter cuidado: usar bombas de fumaça nesse caso também vai deixar o seu time sem visão dos inimigos. Portanto, se sua equipe vencer essas lutas iniciais, guarde as bombas caso seja preciso retomar um bomb. 

Um alívio

As outras habilidades de Brimstone são muito mais fáceis de usar. Sua Granada Incendiária é ótima para usar nos cantos e bloquear caminhos. Ele também tem o Stim Beacon, que dá a qualquer pessoa um pequeno aumento na velocidade de disparo.

Sua suprema é o Canhão Orbital, que é melhor usado na Defesa quando você sabe exatamente onde está o inimigo. Se você estiver atacando, espere para usar o canhão até que seu time plante o Spike e use-o diretamente em cima do Spike para impedir que o time inimigo desarme.

Via Polygon