Hoje foi anunciado o primeiro MOBA baseado na maior franquia de monstros de bolso existente nesse planeta, Pokémon, e com o pouco que pudemos ver e com o que conhecemos de MOBA, em especial, por termos muitas lembranças sofridas alegrias com games da Tencent, a responsável pela produção, vamos comentar coisas que podem ou poderiam vir no Pokémon Unite.


Para facilitar um pouco, afinal, existem mais de 700 Pokémon hoje em dia, vamos utilizar a última lista dos Pokémon mais populares como referência, alguns de fora dela podem surgir.

Mapa

Pokémon's Rift?

Como League of Legends é um dos mais populares MOBA do momento, e, Arena of Valor é o MOBA mobile mais famoso da Tencent no Ocidente, é comum pensarmos em um mapa mais similar a esses jogos ondem existem objetivos neutros como Dragões e Barão por exemplo.

No entanto o mapa e o gameplay discreto nos mostram algo mais ao estilo do DOTA2 com uma selva que vira "nossa selva" (eu sei que você pensou no Pernalonga Comunista agora) e com uma diferença que para entrar no mid, é preciso entrar na selva avançando um pouco pelo top ou pelo mid.

Se isso for levado até a versão final do game perderemos uma boa chance de ver os desenvolvedores brincarem com os diversos dragões dualtype do game e usar a Giratina como barão do mapa. Seria uma boa poder ver Renshiram, Kyuren, Zygarde, Dragapult  e outros podendo fazer o papel de drake elemental.


Os minions da selva estão presentes e agem como ganho de XP para nosso Pokémon. Com o XP ele vai evoluindo os níveis, e, pode até mesmo evoluir dando até uma noção se o time está com pico de poder early, mid ou late game, visto que, um Pokémon como Charizard teria nesse exemplo o early sendo Charmander, o mid como Charmeleon e o late full build/moves como Charizard.

Alguns minions que podemos notar são a aranhinha Joltik, o macaco Aipom e o urso Stufful. Se vier a existir os buff azul e vermelho, é a chance de Latios e Latias brilharem no mapa. Até podendo colocar uma forma evoluída de buff com a mega evolução deles.


Ao que indica e até pela ausência de torres aparentemente, teremos confrontos neutros, além das batalhas de equipe padrão de MOBA, como uma das imagens mostra pedindo pro time se reunir no centro do mapa para derrotar o Zapdoz.

Classes dos Campeões Pokémon

A principio não parece que definiram classes das quais seriam mais adequados a cada rota, e, se realmente o game seguir com top e bot, com o mid discreto, isso até que pode ter sentido. No entanto as características devem ser mantidas, ou você imagina esse Snorlax sendo algo diferente do típico Tank digno de honrar a classe como Leona e Thane?

Snorlax: pode vim lagartixa favorita do Satoshi, o Pai tanka  k k k

Sem pensar em Pokémon parrudos, os tipo Pedra tenderiam a serem mais os tanks e os golpes do tipo lutador ter um efeito similar aos itens que quebram escudo como o Rompe Fileiras do AoV por exemplo. Alguns candidatos a tank seriam junto com Snorlax, Venosaur, Golem, Empoleon, Blissey, Schukle, Tyranitar e Forretress.

Outros tipos de topalers são marcados por serem mais duelistas do que seguradores de dano, e assim, os tipo lutador tem a hora de brilhar com Lucario, Blaziken, Infernape (eu sei que você o vê como o Wukong da selva), Machamp e o Greninja até poderia surgir aqui, ele tem um potencial coringa grande para Top, Selva se vier a ter, ADC, pois ele tem Water Shuryken!

Já dá pra imaginar um Bronziocre da vida mandando o "Todo mundo erra" na hora das Ultimates nos highlights

Os candidatos a magos seriam muitos e provavelmente seriam mais felizes os tipo Fantasma, Noturno e alguns Psíquicos com Gengar, Chandelure, Jirachi, Mew, Gardevoir (mecânica assustaria...). Isso refletiria também ao pensar os suportes onde alguns psíquicos poderiam aparecer, no entanto, as utilidades dos Insetos, Grama, Fada e Terrestres tendem a ser mais o caminho.

Mr. Mime com suas Barreiras protegeria mais que um Brau ou uma Alice no modo caótico mas também existe espaço para Buttefree, Marshtomp, Dugtrio, Hypno, Darkrai, Zoroark (seria interessante sua habilidade ilusória para ser um jungle também), Victini.

Ash Greninja seria nitidamente broken igual quando Hayate chegou no Arena of Valor

Os atiradores podem entrar qualquer um que possua ataques baseados em projéteis, ai entram os tipos mais comuns como Água, Fogo, Elétrico tendo muitos para brilhar como Pikachu, Blastoise, Ampharos, Sceptile, Volcarona, Greninja e outros que podemos imaginar seus ataques a distância sendo adaptados.

Concluindo

Corre galera que a samambaia tá pucta

São muitas possibilidades e até mesmo muitos pensamentos seguem em aberto. A ideia aqui foi viajar um pouco e explicar o que deu para entender o trailer exibido sobre o Pokémon Unite a princípio. Seus comentários sugerido quais poderiam exercer funções, e até mesmo, qual seria um time meta é muito bem vindo.

Mas se você for daqueles que esperavam por outro tipo de anuncio de Pokémon, apenas deixe passar e mostra esse post pro seu amigo que tá na expectativa de jogar o MOBA de Pokémon.