A Apple está realizando o WWD nesta segunda-feira (22), e uma das novidades anunciadas é o app Translate para iOS 14. Com ele, os usuários poderão falar ou digitar, e o texto será convertido para um dos 11 idiomas disponíveis já no lançamento do aplicativo. O texto traduzido será exibido na tela, e será falado por uma voz artificial através do alto falante do iPhone.

De acordo com a Apple, o Translate utilizará a Neural Engine do iPhone para processar o idioma das conversas, e funcionará 100% offline. Depois de começar a conversar com alguém, o usuário pode inclinar a tela para o modo paisagem e ativar o Modo de Conversa. Isso aumenta o texto e facilita a leitura da tradução para ambas as partes.

O Translate chega junto com iOS 14, no outono do hemisfério norte. Numa era onde tudo é online, o app funcionar offline parece até "arcaico", mas é uma excelente pedida para quem vive viajando. Ou até mesmo para quem se comunica no dia-a-dia, com a galera da gringa, e às vezes precisa de uma ajuda. (Falo pela experiência própria)