Boas novas do Kamelot. A banda anunciou o lançamento de "I Am The Empire - Live From The 013", em DVD e Blu-Ray no dia 14 de agosto. Gravado na lendária casa de shows 013 em Tilburg, Países Baixos, a apresentação teve 21 músicas com o melhor do Kamelot. Ao todo são mais de 100 minutos de música e vários extras, incluindo entrevistas com fãs, convidados, e a própria banda.
Dando uma prova do que vem por aí, a banda lançou nesta quarta-feira (3) o vídeo da performance de "Sacrimony (Angel Of Afterlife)". Com participação das vocalistas Alissa White-Gluz (Arch Enemy) e Elize Ryd (Amaranthe), a música foi um dos principais sucessos de "Silverthorn", lançado em 2012. Este, vale registrar, foi o primeiro registro com Tommy Karevik nos vocais.

E não para por aí. "I Am The Empire" tem ainda as participações de Charlotte Wessels, vocalista do Delain, e da cantora Lauren Hart. A mixagem, produção e masterização é do guitarrista Sascha Paeth, velho conhecido do metal sinfônico pelos trabalhos com bandas como Epica e Avantasia.

"Estamos muito satisfeitos em apresentar nosso novo álbum ao vivo/DVD/ Blu-ray 'I Am The Empire', disse Thomas Youngblood, guitarrista e líder da banda. Depois de vários shows esgotados na Holanda, era justo filmar esse evento no famoso 013. A cereja do bolo foi ter todos os convidados especiais para esta noite histórica. Foi verdadeiramente divino".

E as convidadas da grande noite também comentaram o anúncio. Começando por Alissa White-Gluz:

Foi uma noite mágica. Foi muito divertido tocar um setlist tão bom, com uma casa lotada de fãs que conheciam cada palavra de cada música, ao lado da minha família e amigas do Kamelot!

Elize Ryd:

Foi um momento histórico para mim participar dessa gravação ao vivo do DVD do Kamelot. Não vamos esquecer que foi com o Kamelot que eu comecei minha vida de turnê, e fizemos muitas turnês. Estou muito feliz por finalmente poder perpetuam a era do trabalho duro e da amizade com tanta qualidade. Um enorme agradecimento a toda a família Kamelot por incluir a minha presença nesta noite muito especial.

Charlotte Wessels:

Foi um prazer absoluto tocar 'Under Gray Skies' com o Kamelot ao vivo no 013 durante a noite especial deles. Pareceu como uma grande reunião de família. Obrigado por me incluir. Tenho certeza de que este DVD será uma lembrança maravilhosa para os Kamfans em todo o mundo!

Lauren Hart:

Que obra prima! Foi uma grande honra dividir o palco com tantas lendas e testemunhar este belo pedaço da história do Kamelot!

Recado dado, vamos de tracklist, capa do DVD e o vídeo de "Sacrimony". Esse você pode (deve) soltar o play sem moderação:

01. Transcendence (Intro)
02. Phantom Divine (Shadow Empire) (feat. Lauren Hart)
03. Rule The World
04. Insomnia
05. The Great Pandemonium
06. When The Lights Are Down
07. My Confession (feat. Eklipse)
08. Veil of Elysium
09. Under Grey Skies (feat. Charlotte Wessels (live premiere)
10. Ravenlight (feat. Sascha Paeth)
11. End Of Innocence
12. March Of Mephisto (feat. Alissa White Gluz)
13. Amnesiac
14. Manus Dei
15. Sacrimony (Angel Of Afterlife) (feat. Alissa White Gluz & Elize Ryd)
16. Drum And Keys Solo
17. Here's to the Fall
18. Forever
19. Burns To Embrace (with Children's Choir, including Thomas Youngblood's son)
20. Liar Liar (Wasteland Monarchy) (feat Alissa White Gluz)
21. Ministrium (Shadow Key)