A quarentena forçada pela crise do novo coronavírus fez com que a sociedade parasse em vários sentidos e a fez refletir sobre inúmeras questões relevantes para a qualidade da vida humana, como a do meio ambiente, uma das principais. Neste cenário nasce o RECONECTA, podcast com apresentação do jornalista, fotógrafo, documentarista e diretor da Bambalaio, Rafael Duarte.



O programa estreia na próxima sexta-feira, 12 de junho, nos principais agregadores de podcasts e é um espaço de reflexão sobre o futuro próximo do planeta, a forma como as pessoas viverão quando a crise acabar, seus hábitos e ações determinantes para a conservação do meio ambiente, que está diretamente ligado ao bem-estar do ser humano.

A primeira temporada do RECONECTA terá 10 episódios e contará com a participação de pensadores, cientistas e comunicadores que trarão reflexões sobre a conexão entre o ser humano e o seu ambiente natural. O podcast vai contextualizar as questões ambientais dos pontos de vista da nossa sociedade e irá propor caminhos para uma vida de melhor qualidade em um planeta, possivelmente, mais saudável, durável e sustentável.

“Estamos passando por um momento histórico. A humanidade vive uma fase crucial e 2020 é um ano crítico para o planeta. Temos apenas uma década para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A questão ambiental deve se tornar prioridade na pauta internacional para que a gente resolva, enquanto serem humanos, os problemas que nós mesmos criamos e assim restabelecermos um meio ambiente saudável para nós e para as demais espécies”, analisa Duarte. “A sociedade precisa ter mais informações para refletir sobre seu papel no planeta e agir para tornar a sua própria casa um lugar mais durável e sustentável”.

O programa de estreia terá a participação do pensador e líder indígena Ailton Krenak, que fala sobre a conexão do homem e a natureza. Já o segundo episódio, que também será disponibilizado em 12 de junho, conta com o climatologista Carlos Nobre, que debate sobre os desafios climáticos e os riscos que a Amazônia corre. Os demais programas serão lançados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, no Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast e demais agregadores.

RECONECTA tem produção da Bambalaio, com roteiro, apresentação e edição de Rafael Duarte, e finalização e distribuição da Half Deaf, produtora de podcasts da GMD. Para acompanhar as novidades do podcast, visite os perfis @reconectapodcast e @rafaelduartephotography no Instagram e o perfil @reconectapodcast no Twitter.

Sobre o apresentador:


Rafael Duarte é jornalista, fotógrafo e documentarista. Mestre em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne (França), é diretor criativo da produtora Bambalaio, especializada em storytelling transmídia, projetos documentais e ambientais. É autor de sete filmes e quatro livros premiados, muitos deles ligados a questões ambientais ou que refletem sobre paisagens naturais e a relação do ser humano com elas.

Como jornalista e fotógrafo, colaborou com vários veículos nacionais e internacionais como O Globo, National Geographic, Go Outside, a VICE e o Extremos. Com sua equipe de expedições, a Miramundos, produziu diversas reportagens, webséries, documentários e livros com o objetivo de estimular a conservação ambiental, cultural e histórica de diversos lugares do planeta.

Sobre o RECONECTA Podcast

Apresentado por Rafael Duarte, jornalista, fotógrafo, documentarista e diretor criativo da Bambalaio, o RECONECTA Podcast se propõe a sensibilizar a sociedade sobre como ela está sendo impactada pela crise ambiental e climática, provocando reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza.

Na primeira temporada, de dez episódios, Rafael Duarte convida especialistas, cientistas e comunicadores que irão contextualizar as questões ambientais com o bem-estar humano e apontar caminhos e soluções que possam levar a um planeta mais saudável, durável e sustentável.

Assuntos como mudanças climáticas, desmatamento, biodiversidade, políticas públicas ambientais, mobilização da sociedade civil e economia sustentável estarão entre os temas dos programas. A iniciativa tem produção da Bambalaio, com roteiro, apresentação e edição de Rafael Duarte e finalização e distribuição da Half Deaf.