Um aplicativo que divide muitas opiniões é o Google Opinion Rewards. Disponível para Android e iOS em 28 países, incluindo Brasil, a ideia é simples. O app envia uma pesquisa, você responde ela, e ganha um valor em créditos pelas respostas. E hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre o dito cujo.

Free Fire: saiba mais sobre o "Arraiá FF", evento de festas juninas



Parte 1: Conhecendo o aplicativo


Como utilizar


Uma vez que tudo estiver configurado, você receberá uma nova pesquisa quando disponível. Tudo que você precisa fazer é abrir o aplicativo, responder as perguntas, e ganhar os créditos. Existe um detalhe, entretanto: é preciso terminar a pesquisa em até 24 horas após receber a notificação.

Como o valor da recompensa é definido?


Por causa da quarentena, eu tô meio sem créditos no momento


Ele varia de acordo com a quantidade de perguntas e a complexidade. E não precisa se preocupar com Big Brother. As respostas fornecidas são anonimizadas, e não estão vinculadas a nenhuma informação pessoal identificável. Geralmente, as pesquisas levam de 10 segundos a um minuto para responder.

Com que frequência as pesquisas são enviadas?


Não tem resposta certa. Ela varia região/região, local/local. Existem alguns pontos importantes, pois podem ajudar a receber mais pesquisas. O mais importante deles é responder com honestidade. De acordo com o Google, o aplicativo utiliza técnicas para descobrir se os usuários estão mentindo. Caso ele detecte que você tentou passar a perna no sistema, não virão mais pesquisas depois disso.

Aumentando as chances de receber mais formulários


Outra dica é abrir o aplicativo todos os dias. Corre a conversa que ajuda a receber mais pesquisas, embora seja uma dica oficiosa. Mas não custa tentar.

Sempre que você visitar um lugar, seja ele uma loja ou um ponto turístico, museu, shopping, cinema, ative o GPS. Digamos que você foi ao shopping e ativou o GPS enquanto estava lá. Isso aumenta a chance de receber uma pesquisa relacionada ao local visitado.

A mesma justificativa vale para compartilhar o histórico de localização. Você ativá-lo seguindo o caminho Menu > Configurações > Histórico de Localização do Google > Ative a chave seletora (canto superior).

Regra geral


As pesquisas podem ser sobre locais, o review de uma atração turística visitada, recomendações de vídeos no YouTube. Elas podem ainda ser questões demográficas simples, como seu grau de escolaridade, ou se você tem filhos. Ou então perguntas marketeiras sobre um produto que você pode ter comprado recentemente.

Parte 2: Como gastar os créditos do Google Opinion Rewards


Importante: os créditos vencem um ano após a data que foram ganhos. Não deixe eles vencerem sem gastar.

Na Google Play Store


É a forma mais comum e simples. Você pode comprar aplicativos, jogos, alugar ou comprar filmes no Google Play Movies, e comprar e-books. Você pode até fazer compras dentro de um jogo! Quando eu joguei Mobile Legends, cheguei utilizar os créditos para comprar diamantes, e comprei uma skin. No Tales of Wind, eu comprei o pacote de iniciante com uns itens bem bacanas.

Esse filme é muito mais legal do que a Imprensa Especializada™ diz


Para comprar conteúdo da Google Play Store com créditos do Opinion Rewards, toque no aplicativo, livro ou filme que deseja comprar. Em seguida, altere a forma de pagamento para "Saldo do Google Play", que incluirá os créditos do Opinion Rewards e outros fundos adicionados manualmente. Em seguida, clique em "comprar" e está tudo pronto*.

(*Esse é o mesmo processo para fazer uma compra in-game/in-app)

O Marvel Future Fight agora tem um "Passe de Batalha", e eu tô no vermelho para poder comprar ele. F


Em (algumas) assinaturas


É um ponto complicado, mas eu explico.

De acordo com a documentação de suporte do Google, o Opinion Rewards não pode ser resgatado em assinaturas de aplicativos ou revistas do Android. Entretanto, a galera do Android Police fez alguns testes, e descobriu que algumas dessas informações são imprecisas.

Se o aplicativo usa a API de cobrança do Google Play para processar os pagamentos, é possível aproveitar os créditos do Opinion Rewards. Com os aplicativos que subvertem a API de cobrança do Google - Netflix, Spotify e mesmo o Stadia Pro do Google - não funcionam.

No tocante aos serviços premium do Google, o Opinion Rewards pode ser utilizado nas inscrições do YouTube Premium, YouTube TV, YouTube Music Premium, Google Play Music (por enquanto), e Google One (upgrade do Google Drive).

Os créditos do Google Opinion Rewards também podem ser utilizados fora da Play Store


Embora a maioria dos seus créditos do Opinion Rewards possa ser gasta diretamente na Google Play Store, existem algumas exceções.

Por exemplo, os jogadores do Stadia podem usar créditos do Opinion Rewards para comprar jogos e expandir e DLCs na loja digital do Stadia. Um dos editores do Android Police conseguiu comprar o Exterminador do Futuro em Mortal Kombat 11 usando esse método.

De acordo com a documentação oficial do Google, também existe uma forma dos usuários do iOS sacarem seus créditos numa conta do PayPal. Mas como a Pessoa que Vos Fala™ não utiliza Apple, é uma resposta que eu fico devendo.

Com o que você não consegue usar os créditos do  Opinion Rewards


Conforme foi dito antes, os créditos do Opinion Rewards não podem ser aproveitados em aplicativos cuja assinatura não utiliza a API de cobrança do Google. Isso abrange muitos serviços populares de streaming de conteúdo, bem como a assinatura de jogos em nuvem Stadia Pro do Google.

Os créditos também não podem ser usados em nenhum hardware ou acessório da Google Store. Isso significa que você não pode usar os créditos para comprar um smartphone Google Pixel, dispositivos Chromecast ou produtos domésticos inteligentes do Google Nest.