Temos nesta segunda-feira (29) mais um ban Twitch - e esse vai dar o que falar. A conta de Donald Trump, presidente dos EUA, foi temporariamente banida por discurso de ódio em comentários feitos nas transmissões. O jornalista de esports Rod “Slasher” Breslau foi o primeiro a noticiar o ban, que foi então confirmado por um representante da Twitch.

Ouvir música na live da Twitch dá ban? Entenda a nova treta na plataforma

As Diretrizes da Comunidade da Twitch dão tolerância zero para qualquer tipo de discurso de ódio. Foram citadas dois casos de discurso de ódio transmitidos pelo canal do presidente, incluindo , incluindo um comício de campanha de 2016 e o recente comício de Tulsa. Este foi particularmente polêmico, por ter acontecido em meio a pandemia: mesmo sem atrair o público esperado, Trump disparou críticas aos democratas e a imprensa norte-americana.


No trecho do comício de Tulsa, Trump utiliza o termo hombre para descrever uma situação perigosa. O presidente tem um longo histórico anti-imigração, e uma das promessas de sua campanha foi a construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México.

“Ei, são 13:00 da manhã e, muito duramente, já usei a palavra hombre, um hombre muito forte está entrando pela janela de uma mulher cujo marido está ausente viajando a trabalho, ou qualquer coisa. E você liga para o 911 e eles dizem: 'Sinto muito, esse número não está mais funcionando'".

E  não para por aí. Além de ter tido a conta na Twitch suspensa, "The_Donald", subreddit oficial, foi banido também por discurso de ódio. "O Reddit é um lugar para comunidade e pertencimento, não para atacar pessoas", disse um executivo-chefe do Reddit ao New York Times. "'The_Donald' violou isso."

O Reddit já baniu aproximadamente mais de duas mil comunidades por razões similares, incluindo os podcasters socialistas do  Chapo Trap House.