Valorant está em sua primeira temporada, e para quem está chegando agora, o jogo traz um tanto de informação. Em linhas gerais, o FPS tático da Riot Games para coloca dois times de cinco jogadores para se enfrentarem no esquema ataque e defesa. O primeiro time que garantir 13 rounds, vence a partida.

Para vencer no ataque, é preciso eliminar o time inimigo ou plantar e detonar o Spike - equivalente da bomba. Os defensores vencem ao impedir o plant ou desarmando o Spike, tudo isso em 1min40s ou menos. Para isso, temos em mãos um guia redondinho com tudo que um jogador iniciante deve saber.

Valorant: saiba tudo sobre o Passe de Batalha do Episódio 1



Escolhendo o melhor agente

Reprodução: Dexerto

Os personagens de Valorant se dividem em quatro categorias: Duelistas, Iniciadores, Controladores e Sentinelas. Cada categoria tem uma função no campo de batalha, e os agentes que pertencem a ela, um conjunto de habilidades específico. Veja a seguir um passo-a-passo para escolher o melhor agente para você.

1. Selecione a categoria que se adapta mais ao seu estilo de jogo.

  • Duelistas
São os primeiros na linha de fogo, e os principais atacantes do time em quase todas as situações.

  • Iniciadores
São os "criadores de baderna". Eles ajudam a bagunçar o campo de batalha, e ultrapassar as linhas inimigas.

  • Controladores
Tem um plano para executar? Os Controladores ajudam a moldar o campo de batalha seja no ataque ou na defesa.

  • Sentinelas
Para quem gosta de abordagens mais conservadoras. Sentinelas ficarão recuados, tentando ficar vivos e aumentar as chances de sucesso do time no final de um round.

2. Encontre um agente e aprenda suas habilidades

Você terá duas habilidades principais, uma habilidade de assinatura, e a ultimate. Segue comigo, pois daqui a pouco eu falo melhor sobre isso.

3. Aprenda a usar seu agente para counterar as habilidades de um oponente

Se Cypher usou o Fio-Armadilha, você pode usar o Passos Tenebrosos do Omen e passar sem ser notado, por exemplo.

O que são créditos?


Em Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) temos dinheiro. Em Valorant ele se chama créditos. Quem vence um round garante 3 mil créditos, e quem perde leva 1,900. Plantar o Spike rende 300 créditos, e cada eliminação vale 200 créditos. Se um time perder dois rounds seguidos, ganhará um loss bonus de 500 créditos. Após três rounds ele sobe para 1,000, podendo chegar ao máximo de 2,900.

Usando os créditos: armas, escudos e habilidades


  • Armas 
Você começa com uma arma padrão (Clássica), mas vai querer atualizar sempre que possível. Para isso, basta gastar os créditos.

A regra geral é comprar armas melhores quando seu time tiver recursos para tal. Qual arma comprar vai depender da sua preferência, e o seu saldo de créditos. Valorant tem 17 armas que se dividem em diferentes categorias. Para saber qual é a mais indicada para você, use o Teste de Tiro, um dos modos de treino do jogo.

  • Escudos
Por padrão, você começa com 100 Pontos de Vida (HP). Escudos de Luz (400 créditos) aumentam o HP para 125, e Escudos Pesados concedem 150 de HP. Entre uma atualização de arma e o escudo, vá quase sempre com o escudo; portanto, adquira os Escudos Pesados sempre que tiver dinheiro para isso.

  • Habilidades
Elas foram projetados para ajudar cada agente a desempenhar seu papel da melhor forma possível. Então, naturalmente, as habilidades devem ser reabastecidas o mais rápido possível.

As duas habilidades principais precisam ser compradas após o uso, e o custo varia de acordo com o agente escolhido. Se você está planejando atacar um Reactor Site (o bomb site de Valorant), o mais provável que suas habilidades tornem facilitem bastante. Então tente sempre manter o estoque do que você tem.

A habilidade de assinatura é o que caracteriza cada personagem, e pode ser utilizada ao máximo, pois é grátis. Se você ganhar o Ultimate, utilize com moderação. Um bom exemplo: se o seu time estiver prestes a vencer o round, você provavelmente não vai querer ressuscitar um aliado como a ultimate da Sage.


Como os mapas funcionam em Valorant?

Reprodução: Dexerto

Com os personagens e ferramentas de Valorant explicados, hora de colocar tudo em uso. Os mapas funcionam num sistema baseado em rotas, e embora pareçam diferentes, ele geralmente respeitam a mesma estrutura.

Aprenda o nome das posições (callouts) dos mapas. Fazer isso antes de entrar em um servidor fará com informar o paradeiro vire uma segunda natureza. E mais importante: você não precisa desviar sua atenção da ação. Então vamos de passo-a-passo:

  • Conheça cada mapa e as suas posições antes de entrar em um jogo;
  • Familiarize-se com as rotas de entrada e saída dos Reactor Sites, pois isso ajudará a entender onde investir como atacante, e onde segurar como defensor;
  • Aprenda-os ângulos! Se você puder prever onde o inimigo irá atacar/defender um mapa, estará um passo à frente do jogo. E ficará muito mais fácil garantir abates.
  • Adapte sua estratégia para se adequar ao desempenho da rodada. Certos mapas são dinâmicos - no sentido de que você pode se teletransportar de uma área para outra rapidamente. Então use isso como vantagem.


Importante


Tente não se mexer quando atirar, pois a imprecisão é grande em Valorant. Aprimore as habilidades, e por que não, teste combos malucos.

Não seja idiota


A parte mais importante do guia. Independente do modo jogado em Valorant, a coisa mais importante ser sempre um bom companheiro de equipe.

A Riot Games explicou suas intenções de reprimir a toxicidade em Valorant, sendo que trapaceiros já estão levando bans de hardware. Assim, quem estraga jogos para outros pode acabar recebendo uma punição - nada ideal para quem quer curtir Valorant a longo. Então a dica é simples:

Divirta-se e deixe os outros se divertirem. Não seja um(a) idiota tóxico(a).