Olá, tudo bem? Chegamos na parte 3 do especial sobre o Marvel Cinematic Universe, o MCU, e hoje vamos falar sobre a Fase 3. Aqui vimos novos heróis chegando e também marca essa fase ela começar e terminar com uma saga, a Guerra Civil e a Guerra Infinita.



O pequeno herói

A transição das fases veio com um novo herói dando as caras após a Era de Ultron. O curioso é que o Homem-Formiga estava em produção desde 2006 com Edgar Wright como principal responsável pelo roteiro e direção. Devido a tantas idas e vindas, projetos paralelos e a vida, Wright acabou saindo do projeto em 2014 alegando diferenças criativas. O roteiro final manteve créditos a ele, assim como também de Produtor Executivo.

Estrelado por Paul Rudd o filme começa em 1989, com o Homem-Formiga original, Hank Pym, demitindo-se da S.H.I.E.L.D. depois de descobrir que a organização tentou duplicar sua tecnologia de encolhimento que faz com que o Homem-Formiga seja possível; Pym acredita que a tecnologia é perigosa e decide escondê-la em segredo.


Nos dias atuais, após os eventos que ocorreram em Sokovia com os Vingadores, Scott Lang foi libertado da Prisão de San Quentin depois de cumprir três anos, por roubar de seu antigo empregador. Ele reencontra seu velho companheiro de cela, Luis, que o apresenta a Dave e Kurt. Luis tenta oferecer um "trabalho" a Lang, mas Lang não pretende continuar a viver essa vida. Lang visita a casa de sua ex-mulher, Maggie, para a festa de aniversário de sua filha, Cassie, onde ele descobre que Maggie está noiva de um policial, Paxton.

A exploração quântica da tecnologia de encolhimento e o drama familiar entre pai e filha, resulta em um filme muito bom e divertido com a boa dose de humor que vemos em Scott Lang de forma natural e parecendo involuntária além das ótimos explorações dos tamanhos dos personagens com as lutas contra o Jaqueta Amarela. Mais disso seria visto na Guerra Civil. O Homem-Formiga chegou e conquistou seu espaço vencendo a barreira de novo herói para o povão.

Heróis vs Heróis

Se quando finalmente chegasse a vez de Thanos brilhar também seria um momento curioso, afinal, diferente dos primeiros filmes dos Vingadores, iriamos ver muito mais heróis para aparecer em tela. Lançado em 2016 Capitão America: Guerra Civil foi uma amostra que o caminho para uma super saga era cada vez melhor.

Nos dias atuais, em Lagos, Nigéria, os Vingadores com Steve Rogers, Natasha Romanoff, Sam Wilson e Wanda Maximoff, impedem Brock Rumlow de roubar uma arma biológica na IFID. Derrotado pela equipe, o vilão aciona uma bomba acoplada nele mesmo com fim de se matar e levar quem está ao seu redor junto, incluindo o Capitão América. Em uma tentativa de impedir o ato, Wanda usa seus poderes para levitar o vilão, que acaba por explodir em um prédio cheio de civis, incluindo um grupo diplomático da nação de Wakanda. O acidente tem grande repercussão negativa mundialmente, o que abala a equipe. Enquanto isso, em uma apresentação no MIT, Tony Stark é abordado por uma agente do governo cujo filho morreu em Sokovia.



No QG dos Vingadores, o Secretário de Estado Thunderbolt Ross informa ao grupo que a Organização das Nações Unidas preparou uma lei para regulamentar os heróis, o "Tratado de Sokovia", aprovado por 117 países, estabelece um painel que seria responsável por controlar os heróis, decidindo quando eles deveriam agir ou não. Então a equipe se divide: Stark, que se sente culpado pela criação do Ultron e dos acontecimentos em Sokovia, apoia o acordo, bem como Romanoff, James Rhodes e Visão, enquanto Steve e Wilson discordam que esse seja o melhor para a equipe.

Pouco depois, Steve viaja a Londres para o funeral de Peggy Carter. Logo em seguida, em uma conferência da ONU em Viena, o Tratado está a ser ratificado, quando uma bomba mata o Rei T'Chaka, de Wakanda, e um vídeo de segurança mostra o responsável foi Bucky. Furioso, o filho do rei T'Chaka e novo rei de Wakanda, T'Challa, jura matar Bucky para vingar seu pai.

No final do dia essa era uma adaptação muito ousada de ser feita ao compararmos com a original dos quadrinhos, e, assim como as sagas levadas ao cinema, ela foi bem feita respeitando o universo do cinema e mantendo o máximo possível da fidelidade e andamento da saga. O filme conta com ótimas cenas de ação e bons momentos de humor como a apresentação de Scott Lang para o time do Capitão.

O filme também marcou o retorno do Homem-Aranha para os filmes da Marvel, mesmo que o acordo fosse curto, o cabeça de teia acabava de garantir sua vaga na luta contra o Thanos após tantos anos tentando sentar na mesma mesa dos heróis no recreio.

Mais gente nova no cinema

A Fase 3 ainda seria marcada com outro excelente filme dos Guardiões da Galáxia e com o melhor filme do Thor com Thor Ragnarok,(famoso Ragnatop, que levaria para o MCU as loucuras de Taika Waititi que soube tirar o melhor de Chris Hemsworth. Mas além das figuras conhecidas a fase marcou a apresentação do Doutor Estranho, o filme solo do Pantera Negra e o Homem-Aranha voltando pra casa.


Stephen Stranger teve sua original praticamente igual a dos quadrinhos e nos cinemas levou um conceito de magia no MCU que nos faz lembrar do uso de magia no RPG Mago a Ascenção. A distorção da realidade e percepção é a magia moderna, no entanto, o uso moderado dela para que pareça acontecimentos naturais.

Mas o filme abusa mesmo é do uso "errado" e vamos muitos efeitos loucos na tela, luta de magia e muito abuso dos efeitos especiais fazendo dele o filme mais psicodélico da Marvel nos cinemas. E eu vim barganhar. OS grandes vilões do filme são Kaecillius e Domarmmu.

Após deixar seu cartão de visita na Guerra Civil finalmente conhecemos melhor a história de T'Challa com o filme do Pantera Negra. Como o MCU já havia dado pistas sobre Wakanda e a presença do herói selou de vez sua chega ao universo do cinema, o filme solo premiou o herói em diversos caminhos e foi também o maior filme de representatividade da Marvel nesse momento, lembrando que no passado Blade fez muito sucesso com seus dois dos três filmes com Wesley Snipes.

O filme exibe a luta entre as tribos pelo comando de Wakanda que acabaria ficando com a família de T'Chala, porém, Kilmonger retorna a Wakanda querendo reivindicar seu direito pelo trono. Temos duas visões sobre qual seria o melhor comando para o futuro de Wakanda, e, como bons rituais do passado, nada como resolver sempre na boa e velha pancadaria sincera por 5 minutos sem perder a amizade, só o reinado.

De volta ao lar


Após aparecer na Guerra Civil o Homem-Aranha ganhou um novo filme, um novo começo, mas bem, Tom Holland cativou o público que já estava cansado de toda hora ver o Cabeça de Teia sendo rebootado e ficando mais novo, assim como a tia May também vai ficando meninona. "De Volta ao Lar" mergulhou no universo Ultimate e teve de procurar muitas brechas para ser natural o herói pertencer a esse universo, porém, nunca ter aparecido antes. Ser o herói ainda em fase escolar já ajuda muito para isso.

Com a volta do seu herói mais popular de todos os tempos, a Marvel terminava a metade da Fase 3 e chega a hora do que tanto estávamos esperando: Guerra Infinita. O terceiro filme dos Vingadores será tema da próxima semana e iremos finalmente falar sobre as Joias do Infinito também!

Até a próxima!