O EVO Online 2020 está cancelado. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (2) por meio das redes sociais do torneio, um dia após Joey "Mr. Wizard" Cuellar ser acusado de pedofilia. Um dos co-fundadores do maior torneio de jogos de luta, a denúncia contra Cuellar vem em meio a uma onda de casos de abuso e assédio sexual denunciados na comunidade de Smash Bros.


Entenda o caso

Na noite de quarta-feira (1) o usuário do Twitter Mikey "PyronIkari" relatou o caso, ocorrido em 1992 no Southern Hills Golfland, um salão de arcades dos EUA. O competidor, que na época tinha nove anos e era um dos mais novos do grupo, conta como conheceu Cuellar, e o que os mais velhos do grupo faziam para se divertir. Entre as besteiras em troca de comida e fichas para jogar, estavam tirar a roupa e pular em piscinas perigosas por certa quantidade de tempo.

O efeito dominó

Na manhã desta quinta, Cuellar foi colocado em licença administrativa, para investigação do caso. A comunidade de jogos de luta passou um dia intenso, e na noite de quinta começou o efeito dominó.

Nome tradicional do palco principal do EVO, a Capcom cancelou presença. Assim, o torneio perdeu as competições de Street Fighter 5 e Marvel vs Capcom 2. NetherRealm Studios, Bandai Namco e Mane6 seguiram o mesmo passo, cancelando presença e por tabela, os torneios de Mortal Kombat 11, SoulCalibur 6, Dragon Ball FigthterZ, Tekken 7 e Them's Fightin' Herds (respectivamente).

Além disso, times como EQNX e UYU, e personalidades dos comentários também anunciaram a não-participação. Entre eles estão Steve "Tasty Steve" Scott, James Chen, Stephen "Sajam" Lyon, Reepal "Rip" Parbhoo, e David "UltraDavid" Graham. Maximilian Dood, popular produtor de conteúdo de jogos de luta, voltaria seria comentarista no torneio de Killer Instinct, porém anunciou a mesma decisão.







E agora?

O EVO 2020 aconteceria entre os dias 31 de julho e 2 de agosto no tradicional Mandalay Bay. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o jogo migrou para o online, onde teria torneios toda semana nos dias 4 e 5, 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26, de julho, e 31 de julho a 2 de agosto.

Agora, com o cancelamento da edição online, Joey cuellar não mais será o CEO da organização. Tony Cannon assumirá o cargo, enquanto os jogadores que compraram o emblema oficial, terão o valor reembolsado. O valor equivalente será doado ao Project HOPE, ONG que presta assistência médica em situações como desastres naturais, crises de saúde e doenças infecciosas.