Japan House São Paulo segue trazendo em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com programação repleta de conteúdo e atividades que tem como objetivo trazer informações sobre o Japão contemporâneo, respeitando o distanciamento social. A programação especial visa apresentar diariamente, diversos temas como gastronomia, literatura, arte e assuntos gerais que abordam conhecimentos, dicas e curiosidades sobre o país nipônico.

Na literatura, a instituição traz para a sua programação no dia 30 de julho, o Clube de Leitura, com discussão sobre “O Livro do Chá’’, de Okakura Kakuzō. Considerado um livro essencial para entender a cultura do chá no Japão, ele foi lançado em 1906 e visava trazer mais desse conhecimento para além do arquipélago nipônico. Os encontros do Clube de Leitura possuem curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e visam ampliar o acesso dos brasileiros ao universo literário produzido no Japão.
Confira abaixo a programação completa entre 27 de julho a 6 de agosto:
27 de julho – Segunda-feira
Os tipos de Wagashi com Cristiane Sampei
Wagashi é o nome utilizado para os doces tradicionais japoneses. Feitos de maneira artesanal, são muito delicados e refinados e consumidos em todo o Japão. Nesse vídeo, a chef patissière que, em 2018, ganhou uma bolsa de estudos para aprimorar seus conhecimentos sobre a confeitaria japonesa in loco, fala um pouco sobre os diferentes tipos de wagashi.
28 de julho – Terça-feira, às 16h
Conversa com o Educativo/ A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos
Um encontro inspirado pela exposição “Japão 47 Artesãos”, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo em 2019, explora a artesania na cultura japonesa, além de discutir a relação entre arte e artesanato, a importância do trabalho manual e o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade no artesanato japonês.
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline 
Contação de História Momotaro - ‘Turma da Mônica - Lendas Japonesas’ 
Dando sequência à parceria com Mauricio de Sousa Produções, agora ampliada com inclusão da Editora JBC, a Japan House São Paulo apresenta em sua programação online a contação de história Momotaro, do recém-lançado livro ilustrado Turma da Mônica - Lendas Japonesas, feita pelo renomado escritor e poeta André Kondo.
29 de julho – Quarta-feira
Gastronomia - Hoshigaki
Com conteúdo elaborado com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizomê), semanalmente uma receita com referências nipônicas vai ao ar, especialmente pensada para a #JHSPONLINE. Essa semana, o tradicional caqui seco japonês terá destaque em receita de Telma Shiraishi.
30 de julho – Quinta-feira
CLUBE DE LEITURA // 10º ENCONTRO: O Livro do Chá, @ Okakura Kakuzō
O Clube de Leitura prevê a realização de encontros com a curadoria de Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e vai considerar livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. A proposta é que os participantes tenham uma discussão informal com a mediação de Paulo Werneck e um convidado especialista no assunto da vez.
SOBRE O LIVRO: https://bit.ly/2VSn7Az 
*ATENÇÃO: durante a quarentena, os encontros do Clube de Leitura serão realizados online, por meio da plataforma Zoom. O link para o acesso será enviado por e-mail após a inscrição.
31 de julho – Sexta-feira
Budô - Artes marciais japonesas | Aikidô - alongamento para crianças
No Japão, o conceito do Budô fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. Mestres dos esportes apresentados na exposição "Dō: a caminho da virtude" a compartilharem, por meio de vídeos, alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade. 
03 de agosto – Segunda-feira
Kumiki
No Japão, kumiki refere-se a variedades de artesanato em madeira, especialmente quebra-cabeças e encaixes. Produzido pela Japan House Los Angeles, o vídeo traz um exemplo dessa arte e passatempo. 
04 de agosto – Terça-feira, às 16h
Conversa com Educativo /
Kengo Kuma: O espaço, a luz e a transparência
Responsável pelo projeto arquitetônico da Japan House São Paulo e de diversas outras obras, Kengo Kuma é um dos mais expressivos arquitetos japoneses da atualidade. Nesta conversa, a partir de alguns de seus trabalhos, falaremos sobre a criação de espaços diáfanos e contemporâneos, que dialoguem com seu entorno, com a cultura japonesa, com técnicas artesanais e com o respeito pelos materiais.
Costume japonês 
Meishi é nome usado para designar "cartão de visita". A troca desses cartões tem muita importância na cultura japonesa e há uma etiqueta especial para essa ação. 
05 de agosto – Quarta-feira
Gastronomia - Shochu Coffee
Com conteúdo elaborado com consultoria especial de Kyoko Tsukamoto (Café Sabor Mirai) e Telma Shiraishi (Restaurante Aizomê), semanalmente uma receita com referências nipônicas vai ao ar, especialmente pensada para a #JHSPONLINE. Essa semana, uma variação de café com o destilado japonês Shochu Coffee será ensinada em receita de Kyoko Tsukamoto 
06 de agosto - Quinta-feira, às 19h, no Instagram
Conversas JHSP: Natasha Barzaghi Geenen (Diretora Cultural da JHSP) e Zeca Camargo (jornalista e apresentador)   
Natasha Barzaghi Geenen conversa com Zeca Camargo. O jornalista, que já esteve no Japão por diversas vezes, incluindo uma longa estadia de quase um mês, por ocasião de reportagens especiais para os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2010, conta sobre suas impressões sobre o país nipônico.
07 de agosto – Sexta-feira
Hanabi Taikai
Durante o verão japonês, festivais de fogos de artifício (Hanabi Taikai) acontecem em diversas cidades essas importantes comemorações serão apresentadas ao público e sua história abordada. 
Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:  
Instagram: @japanhousesp