Foi divulgado, pelo TheOneRing.net, que os personagens Sauron, Galadriel e Elrond estarão presentes na nova série da Amazon, O Senhor dos Anéis, inspirada na homônima obra literária de J. R. R. Tolkien. 

Com foco no livro Silmarillion, a adaptação televisiva não seguirá as histórias apresentadas nos filmes de Peter Jackson, mas no universo original dos livros, especificamente na Segunda Era da Terra Média, ou seja, milhares de anos antes das histórias retratadas nos filmes.

As informações divulgadas também apontam que "O Senhor dos Anéis" será uma das mais caras produções de TV da história. Ela havia iniciado suas filmagens no começo do ano na Nova Zelândia, mas foi interrompida por conta da pandemia de covid-19. Atualmente a produção já retomou as atividades.

Também já foi anunciado que J. A. Bayona, diretor por Jurassic World: Reino Ameaçado, será responsável pelos dois primeiros episódios. O elenco ainda não foi divulgado, mas se sabe que é composto por atores jovens e relativamente desconhecidos. Will Poulter, ator de Mazze Runner e O Regresso, chegou a ser escalado, mas acabou desistindo por conflitos de agenda. 

Christopher Tolkien, filho de J. R. R. Tolkien e responsável por editar diversas obras do pai, como o próprio Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin, não teve nenhum envolvimento com o projeto da Amazon. Christopher faleceu em 16 de janeiro deste ano, aos 95 anos.