Este ano o mundo ficará mais progressivo e épico. Arjen Lucassen anunciou nesta quinta-feira (16) o novo álbum do Ayreon, "Transitus", que chega no dia 25 de setembro. Trata-se de um álbum duplo que virá em vários formatos, com uma constelação de artistas convidados, e vários extras. De quebra, o músico soltou os primeiros singles, dando uma prévia do que vem por aí. Veja, a seguir, tudo que se sabe sobre o novo álbum no momento.



Uma constelação de convidados

Todo álbum do Ayreon traz uma constelação de convidados, e desta vez não foi diferente. "Transitus" promete ter ainda mais convidados, os já confirmados começando com Tommy Karevik (Kamelot) e Cammie Gilbert (Oceans of Slumber), dando voz ao casal central da história. 

O elenco ainda tem as vozes de Simone Simons (Epica), Noa Gruman (Scardust), Marcela Bovio (Mayan), Amanda Sommerville (Avantasia), Dee Snider (Twisted Sister), Michael Mills (Toehider) e Paul Manzi (Arena). Os músicos confirmados são o baterista Johanne James (Threshold), e os guitarristas Joe Satriani e Marty Friedman - ex-Megadeth que participou do novo álbum solo do guitarrista Kiko Loureiro.

E não acabou! "Transitus" é narrado pelo ator Tom Baker, que viveu a quarta encarnação do Doutor em Doctor Who (de 1974 a 1981).

O conceito

"Transitus" gira em torno de uma história inédita, e não-conectada ao universo do Ayreon - embora como sempre, com algumas ligações sutis. A temática de ficção científica sai de cena, e entra uma trama gótica sobre fantasmas parcialmente ambientada no século 19. Com elementos sobrenaturais e de terror, é numa noite sombria que começa a história de Abby e Daniel.

Os primeiros singles!

Além de anunciar o novo álbum, Arjen lançou dois singles. 


"Hopelessly Slipping Away" é uma faixa melancólica e assustadora, com sintetizadores analógicos e violino, e uma bateria em ritmo de marcha. Tommy Karevik e Cammie Gilbert brilham nos vocais, com Daniel (Tommy) tentando alcançar a esposa amada Abby (Cammie) a todo custo. Embora ela claramente sinta a sua presença, não pode vê-lo ou ouvi-lo.


"Get Out!", é um som rock objetivo, mas com o toque do Ayreon. Nela, o pai intolerante de Daniel (Snider) bane Daniel de sua propriedade, por ter um caso proibido com sua serva, Abby. Satriani faz a cortesia de um excelente solo de guitarra.

A abordagem

Embora não negue o amor pelo álbum anterior, "The Source", Arjen não poupa elogios a "Transitus". Para ele, é seu trabalho mais cinemático e chocante. "'Nosso gênero' é chamado de progressivo, o que para mim significa abrir novos caminhos e experimentar musicalmente". Desta forma, o multi-instrumentista decidiu fazer algo totalmente fora do "típico álbum do Ayreon", mais teatral e quase como um musical.

Não é só música

"Transitus" estará disponível em CD duplo, vinil transparente duplo e um Earbook de 48 páginas com cinco discos: o CD duplo, um de instrumentais, outro de vocais e um DVD com cenas bônus, como vídeos dos bastidores, videoclipe, trailer e mixagem estéreo de alta definição e áudio 5.1 do álbum.

Além disso, o álbum será acompanhado de uma graphic novel de 28 páginas, inclusa no Earbook e no vinil duplo. A arte é de Félix Vega, conhecido escrever e ilustrar a série Juan Buscamares.



Então é isso

Recado dado, vamos com a tracklist e a capa de "Transitus". E não custa relembrar: o álbum chega no dia 25 de setembro via Music Theories Recordings.


CD1

01. Fatum Horrificum (A] Graveyard, B] 1884, C] Daniel And Abby, D] Fatum, E] Why?!, F] Guilty)
02. Daniel's Descent Into Transitus
03. Listen To My Story
04. Two Worlds Now One
05. Talk Of The Town
06. Old Friend
07. Dumb Piece Of Rock
08. Get Out! Now!
09. Seven Days, Seven Nights

CD2

01. Condemned Without A Trial
02. Daniel's Funeral
03. Hopelessly Slipping Away
04. This Human Equation
05. Henry's Plot
06. Message From Beyond
07. Daniel's Vision
08. She Is Innocent
09. Lavinia's Confession
10. Inferno
11. Your Story Is Over!
12. Abby In Transitus
13. The Great Beyond