Em 2013 a Disney tentava colocar no mercado mais um filme relacionado a games e que dessa vez fosse um tiro certeiro, afinal, por longos anos o fantasma do "Super Mario Bros - O Filme" e o injustiçado "Street Fighter II - O Filme" sempre retomavam a mente do brasileirinho gamer ao ver o anuncio de um novo filme relacionado a esse universo. Deixando de lado a ideia de live action e partindo para uma animação, "Detona Ralph!" foi uma boa opção? Vamos falar sobre isso.

Ralph é um vilão de um jogo de fliperama, que cansou de fazer a mesma coisa sempre e quer mostrar para todos que pode ser uma boa pessoa. Para isso, ele infiltra-se em um jogo de tiro em primeira pessoa, apresentado pela Sargento Calhoun, com o objetivo de conquistar uma medalha e, consequentemente, o título de herói!

Toy Storie dos games

Na época que foi lançado "Detona Ralph!" o sentimento foi dele tentar ser um "Toy Story dos games" onde nós acabaríamos vendo diversos games coexistindo no mesmo universo, afinal, o mundo do filme é o mundo dos games e na teoria, todos os jogos vivem ali como se fosse um planeta portal, ou uma estação como o filme exibe, que os leva para seus games em um arcade da cidade.

Nosso personagem principal, Ralph, por 30 anos ele viveu como vilão do game "Conserta Felix Jr!" que é uma homenagem ao clássico Donkey Kong de arcade no qual jogávamos com o Mario (Jump Man nessa época) para resgatar a princesa Pauline das patas do gorilão que viria a ser o mais famoso dos games. No game fictício o personagem principal é o Felix que talvez te lembre alguém mesmo que empunhando o martelinho de ouro, referência extra e forte para o brasileirinho nunca é demais, não é mesmo?

Na versão do filme vemos Ralph destruindo um prédio, e o jogador no comando de Félix Jr, precisa salvar os moradores, consertar o prédio e derrotar o vilão. É legal de ver como na animação dentro de jogo eles se movem mais travados para mostrar que é um game de época e por isso possuí limitação em sua animação.

Cansativa a vida de vilão


Ficar 30 anos fazendo a mesma coisa pode ser cansativa, e para alguns, cansativa por demais e esse sentimento foi o que dominou o coração do nosso grande vilão na reunião "AA dos Vilões" onde vemos os cameos que atiçaram os gamers e curiosos, afinal, vemos na mesma sala os fantasminhas do Pac-Man, M. Bison, Bowser, Zangief (oi?), Robotinik, zumbi e amigos são os destaques e que chamam a atenção e muito!


“Eu sou mau e isso é bom.
Nunca serei bom e isso não é mau.
Não há ninguém que eu queria ser além de mim.”
Lema da reunião dos vilões

Ralph decide que quer mudar sua reputação e se tornar herói e todos os outros vilões o alertam para não fazer nenhuma besteira e se tornar um novo "Turbo". A história do Turbo move o filme e descobrimos que ele era um famoso personagem em uma das máquinas da Casa de Arcades do filme, e, ao ganhar um rival no game, ele pirou e realizou coisas no qual a máquina deles foi desligada para manutenção por um longo tempo e ainda está desligada...

Um mundo de referências

"Detona Ralph!" começa o filme abusando de cameos e outras referências visuais para nos mostrar que não estavam de brincadeira com a ideia do mundo dos games em uma animação. Você vai reparar que existem muitos personagens famosos, mas existem muuuuitos mesmos e ainda assim faltou gente. Isso é ruim? Não, afinal, imagina negociar com todos os personagens conhecidos para você usar por alguns segundos, mesmo o Rato sendo um empresário muito do bem sucedido.

A história do filme mistura um drama com aventura, em especial, quando conhecemos os outros personagens que são destaques, especialmente a pirralha chamada Vanelope. Ela sofreu no game "Sugar Rush" um arcade de corrida e que sim, nos leva a história do Turbo que vamos entendendo melhor conforme a história avança.


O longa acaba sendo uma boa opção para assistir, caso você ainda não tenha assistido, e se torna uma opção ainda melhor para você que já está doutrinando seu "Enzo" ou sua "Valentina" nos joguinhos e que com certeza, está utilizando referências do passado longínquo e olha lá só, elas estão no filme.

No frigir dos ovos a Disney conseguiu lançar um filme sobre games que não é ofensivo para a galera apenas reclamar, como "Super Mario Bros O Filme", e nada vazio como talvez alguns pessimistas poderiam pensar. A dosagem de nostalgia, referências e o toque peculiar da "casa do Rato" trouxeram um bom filme sobre games para assistirmos.


Elenco: Vozes de: John C. Reilly, Jane Lynch, Sarah Silverman, Alan Tudyk
Direção: Rich Moore
Gênero: Infantil
Duração: 101 min.
Distribuidora: Walt Disney
Classificação: Livre

"Detona Ralph!" está disponível via streaming no Looke clicando aqui.