Os criadores da franquia, Chris Matheson e Ed Solomon, afirmaram que Bill & Ted: Encare a Música será a última história contada sobre a franquia, que foi iniciada em 1989.

A afirmação aconteceu durante entrevista recente ao Comicbook. Segundo eles, a história da franquia ficará completa com o próximo filme e que cada um representaria o "começo, meio e fim" da história.

Solomon comentou que "estamos prontos para parar neste ponto, nós contamos a história de Bill (Alex Winter) e Ted (Keanu Reeves) e ela está completa, eu acho". Já Matheson complementou dizendo que "três é um número mágico. O começo, meio e fim. E esse é o fim."

Questionados sobre a possibilidade de um retorno caso o filme seja um sucesso, os escritores afirmaram estarem convictos sobre a decisão e explicaram que tudo que poderia ser contado estará presente na trilogia.

Os dois primeiros filmes da trilogia contam a história de Bill e Ted como dois jovens preguiçosos e de espírito livre. No próximo e último filme, no entanto, ambos os personagens estarão na fase adulta, mostrando que Bill & Ted: Encare a Música é o resultado de tudo que eles passaram e o destino da franquia.

Em Bill & Ted: Encare a Música, os protagonistas estão prestes a fazer sucesso com a banda Wyld Stallyns, quando uma figura do futuro aparece, levando os dois embarcarem em uma jornada para salvar o mundo. 

O filme será lançado em 28 de agosto em algumas salas de cinema dos EUA e para serviços de vídeo sob demanda. Originalmente, o filme seria lançado em 1º de setembro, mas foi adiantado durante anuncia na Comic-Con@Home.