A FOX está produzindo uma série animada da franquia Arquivo X, mas, ao contrário da produção de 1993, terá uma abordagem mais comédia. De acordo com as informações divulgas, a animação, intitulada Arquivo X: Albuquerque, apresentará mistérios que são estranho demais até para os agentes Mulder e Scully, da série original.

O criador de Arquivo X, Chris Carter, será responsável pela produção executiva da série, juntamente com Rocky Russo e Jeremy Sosenko que ficarão encarregados dos roteiros. Gabe Rotter, responsável pelos livros X-Files annual 2014 e X-Files Complete Season 10 Volume 2, atuará como produtor. Já o estúdio encarregado da parte de animação será o Bento Box Entertainment, responsável por títulos como Bob's Burger, Central Park e outros do Adult Swim, SYFY e Comedy Central.

Embora o novo projeto reúna diversos membros da produção original, os atores David Duchovny (Mulder) e Gillian Anderson (Scully) não estão envolvidos com Arquivo X: Albuquerque. Dificilmente teremos os atores dentro da produção, pelos menos Anderson, visto que a atriz já declarou, após a conclusão da 11ª temporada, não querer mais interpretar Scully. 

Mesmo assim, o criador da série comentou durante entrevista ao site Digital Spy que existe a possibilidade de Arquivo X receber uma 12ª temporada, mesmo sem a participação de Scully na narrativa.

Arquivo X: Alquerque ainda está na fase inicial de produção e, portanto, não tem nenhuma data definida.

Via Variety