O oitavo FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) começa no dia 24 de agosto, em novo formato. Em função das ações de enfrentamento da COVID-19, a edição deste ano será exclusivamente pela internet. A mostra de curtas e lives inspiradas no formato das clássicas mesas de debate serão abertas ao público em geral. Considerado o maior evento do gênero na América Latina, o FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, e tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Maiores informações no site frapa.art.br.

Um dos destaques deste ano, o FRAPA[LAB], feito em coprodução com o Projeto Paradiso, abre o festival de 24 de agosto a 18 de setembro. No laboratório serão atendidos os 12 finalistas do Concurso de Roteiros, com reuniões coletivas e individuais com os consultores Aleksei Abib, Inés Bortagaray, Jaqueline Souza, Julio Rojas e Victor Lopes. A seguir, os Pitchings do Concurso de Roteiros serão transmitidos ao vivo, na fanpage do FRAPA no Facebook, do dia 21 ao dia 24 de setembro. 

Na Mostra Competitiva de Curtas, o público poderá assistir e votar no júri popular entre os dias 23 e 30 de setembro, através do site do evento. As categorias incluem “melhor roteiro”, “melhor diálogo”, “melhor final” e “melhor personagem”. Os vencedores serão anunciados em live no dia 1º de outubro, junto com os premiados do Concurso de Roteiros. O festival termina com as Rodadas de Negócios, que acontecem de 5 a 9 de outubro. Amazon, Globo Filmes, Netflix, O2 Filmes e RT Features estão entre os 43 players participantes que recebem os projetos de roteiristas nesta edição.

“Nosso esforço na transposição do festival para o formato online foi o de manter a proximidade entre os roteiristas que a experiência do FRAPA proporciona”, explica a produtora Mariana Mêmis Müller. “Trabalhamos para assim manter a cadeia produtiva aquecida e continuar com nossos roteiristas em formação”, conclui. Um dos destaques deste ano, o FRAPA[LAB] - coprodução com o Projeto Paradiso - vai atender os 12 finalistas do concurso de roteiros. Entre os consultores estarão Aleksei Abib, Inés Bortagaray (Uruguai), Jaqueline Souza, Julio Rojas (Chile) e Victor Lopes.


Cronograma

  • 24 de agosto a 18 de setembro - FRAPA[LAB]
  • 21 a 24 de setembro - Pitchings On-line (21 e 22 de setembro - categoria Piloto de Série; 23 e 24 de setembro - categoria Longa-Metragem)
  • 23 a 30 de setembro - Mostra Competitiva de Curtas On-line
  • 1º de outubro - Live de Premiação - Concurso de Roteiros e Mostra Competitiva de Curtas 
  • 5 a 9 de outubro - reuniões Rodada de Negócios On-line

Canais de comunicação

Facebook: /festivalderoteiro
Instagram: @frapa.festival
Twitter: @frapa_festival
YouTube: /frapatube