SPOILERS do episódio de estreia de Lovecraft Country, "Sundown Towns".

Após grande expectativa, estreou no último domingo (16) a série Lovecraft Country, Na mais nova produção da HBO, três personagens afro-americanos na Chicago dos anos 50 saem em busca de um parente desaparecido na região em Massachusetts que dá nome a série. Nesta jornada, Atticus Freeman (Jonathan Majors), George Freeman (Courtney B. Vance) e Leti Lewis (Jurnee Smollet) tem contato com monstros terríveis, mas não os mais assustadores da viagem.
O que aconteceu

Atticus, Geroge e Leti chegam ao Condado de Devon, no Nordeste. Eles param o carro na beira da estrada, tentando se orientar para a próxima parte da viagem. Nessa hora o trio é atacado pelo xerife racista do condado, que e exige saber por que o grupo está na área. George explica que é apenas uma pausa para ir ao banheiro, mas o xerife simplesmente não quer deixar passar.

Uma corrida angustiante

Ele então pergunta se Geroge, Atticus e Leti sabem o que são as "Cidades do Pôr do Sol". Quando os três reconhecem que sim, o homem da lei diz que o trio está num "condado do pôr do sol", e faz uma ameaça nada sutil. Caso os personagens sejam encontrados "mijando como animais" depois do pôr do sol, seria seu dever linchá-los. 

O que acontece a seguir é a cena mais tensa da estreia Lovecraft Country: a corrida contra o tempo de Atticus & companhia para sair do condado antes que o sol se ponha, selando seus destinos.

Na vida real

Este tipo de cidade, condado ou subúrbio é parte da cultura americana desde a era da Reconstrução após a Guerra Civil, e a implementação das leis Jim Crow. O objetivo era impedir que negros e outros não-brancos fixassem residência em áreas totalmente brancas. Para isso era utilizada uma combinação de leis e mandatos locais discriminatórios, táticas de intimidação ou violência aberta.

Placas eram exibidas para permitir as pessoas de cor saírem da região até o pôr do sol, ou haveriam penalidades. Estas variavam de multas a prisão, agressão direta e/ou assassinato. O "mandato de Sundown Town" tornou atos bárbaros legais, o que levou muitos anos para ser derrubado.

Nem tão longe da realidade

Se por um lado é possível dizer que as Cidades do Pôr do Sol ficaram no passado, a verdade é menos certa. Existem evidências de que essas áreas existiram, como placas ou anúncios antigos, mas muito poucas na forma de registro oficial sobre o mandato. Também não existe um registro claro de quais as regiões dos EUA participaram disso, nem por quanto tempo. 

Os historiadores debatem os detalhes, mas a suspeita é de que centenas de cidades ou municípios na América (Norte e Sul) foram Cidades do Pôr do Sol em algum momento da história. Existe ainda a suspeita que, embora a prática tenha sido praticamente extinta após o Movimento dos Direitos Civis dos anos 1960, ela não desapareceu completamente em alguns lugares, mesmo hoje.

E assim, mais uma vez, ficção e realidade se esbarram de uma forma que faz a gente pensar.

Lovecraft Country é exibida aos domingos pela HBO. No próximo domingo (23) a série exibe o episódio "Whitey's on the Moon".

Via CB