O mundo do rock está mais triste. Morreu no domingo (9) aos 71 anos o produtor Martin Birch, que trabalhou com grandes nomes como Rainbow, Fleetwood Mack, Whitesnake, Black Sabbath, Deep Purple, Blue Öyster Cult e Iron Maiden. A morte do britânico foi confirmada por David Coverdale, vocalista do Whitesnake, através de seu Twitter onde lamentou a perda do amigo.

Finntroll divulga clipe animado do novo single, 'Forsen'


Birch começou a carreira na música como engenheiro de áudio com Jeff Beck, Fleetwood Mac e Deep Purple. Em 1981 veio a parceria de longa data com a Donzela de Ferro, produzindo dos álbuns "Iron Maiden" ao "Fear Of The Dark". Ele produziu ainda vários registros de projetos relacionados ao Deep Purple (Rainbow, Paice Ashton Lord, Whitesnake, Roger Glover, Jon Lord). "Hard Lovin' Man", faixa do álbum "Deep Purple In Rock", é dedicada ao produtor. Birch se aposentou em 1992, após produzir o "Fear Of The Dark".

Em uma entrevista de 1983 para a revista France's Best, Birch falou sobre o Maiden: "No início, eu poderia julgá-los objetivamente e achar que eles são muito diferentes dos hard rockers do início dos anos 70. Hoje em dia, não tenho tanta certeza se posso julgá-los, pois nos tornamos amigos muito próximos".