A ESL e a DreamHack anunciaram planos para hospedar oito torneios ESL Pro Tour LAN em 2021 - dois a menos do que o planejado para este ano antes da pandemia do COVID-19 atingir o mundo - com uma premiação combinada de U$ 4,5 milhões. Depois de consultar as equipes e os jogadores, os dois organizadores do torneio também estão introduzindo mudanças significativas na maneira como agendam eventos, em um esforço para aliviar a fadiga dos jogadores e melhorar a qualidade do show.
Nos últimos anos, os eventos de mais de U$ 250.000 da ESL e DreamHack LAN ocorreram ao longo de uma única semana - normalmente de terça a domingo. Mas a partir de 2021, esses torneios serão realizados ao longo de duas semanas, com um intervalo entre a fase de grupos e os playoffs da arena.

A ESL diz que o formato espalhado tornará possível contar histórias que não foram cobertas antes devido ao calendário apertado que estava em vigor, além de ter mais partidas disputadas nos dias de pico de audiência. Ao mesmo tempo, acrescentou o organizador do torneio, o novo modelo vai favorecer as equipes, que não precisarão de tantas viagens internacionais para eventos ESL e DreamHack e também terão a oportunidade de voltar para casa assim que forem eliminados porque os voos não são mais reservado automaticamente para o dia após o término do evento. Só isso, disse a ESL à HLTV.org, daria às 13 equipes do Louvre Agreement em média 17 dias extras em casa, ao olhar para os resultados de 2019 nas competições IEM, ESL One e ESL Pro League.

"A nova visão da ESL Pro Tour CS:GO é parte de nossa missão contínua de colocar jogadores e fãs no centro da experiência do esporte", disse Ulrich Schulze, vice-presidente sênior de produto da ESL, em um comunicado. "O formato dinâmico de fim de semana duplo maximizará a emoção e o conteúdo dos fãs de todo o mundo, enquanto os jogadores se beneficiarão de uma programação competitiva mais equilibrada".

"O tempo entre os finais de semana de jogo agora será usado para criar conteúdo específico para os jogadores que fazem o significado dos playoffs, enquanto as equipes preparam suas táticas, a ESL criará novos trailers, entrevistas e análises táticas feitas sob medida para cada partida no fim de semana. Com este novo formato, o ESL Pro Tour vai trazer jogadores e fãs para mais perto da ação."

Em 2021, a ESL revelará um novo estúdio dedicado na Europa que "usará os mais recentes avanços em tecnologia para otimizar a experiência de jogo para jogadores e espectadores em todo o mundo". O estúdio funcionará como um hub central compatível com a Covid, hospedando todas as partidas da fase de grupos; entretanto, pode ocorrer até mesmo torneios inteiros se a pandemia de coronavírus continuar a cancelar os planos para eventos de arena ao vivo.

Abaixo você pode encontrar o calendário provisório do ESL Pro Tour para 2021 (as datas estão sujeitas a alterações):



IEM Katowice - 16 a 28 de fevereiro ($ 1.000.000)
ESL Pro League S13 - 10 de março a 18 de abril ($ 750.000)
DreamHack Masters - 3 a 13 de junho ($ 250.000)
ESL One Cologne - 6 a 18 de julho ($ 1.000.000)
IEM Melbourne - 17 de agosto 22 ($ 250.000)
ESL Pro League S14 - 1 de setembro a 10 de outubro ($ 750.000)
IEM Event - 14 a 24 de outubro ($ 250.000)
IEM Event - 2 a 12 de dezembro ($ 250.000)

A programação típica de eventos para o novo modelo será a seguinte:

Torneio Masters:

Semana 1:
Quinta a Domingo - Fase de Grupo

Semana 2:
Sábado a Domingo - Playoffs

Torneio do Masters Championship:

Semana 1:
Terça a quarta - fase de jogo
quinta a domingo - fase de grupos

Semana 2:
Sexta-feira a domingo - Playoffs

De acordo com a ESL, o novo formato ocupará 24 semanas do calendário, apenas uma a mais do que seu plano original para 2020 (sem o ESL One: Road to Rio Major). Ao fazer esses cálculos, a ESL não diferenciou entre uma equipe passando uma semana inteira em um evento ou apenas viajando no domingo para um torneio que começaria na semana seguinte. Ambos os cenários ocupam um espaço de uma semana inteira na visão da ESL, pois pressupõe que uma equipe viajando no domingo não teria nenhum outro compromisso de LAN durante aquela semana.

Os planos da ESL para 2021 mais os intervalos programados para os jogadores deixam 21 semanas em aberto no calendário - 17 se houver dois Majors. Outros organizadores do torneio devem reagir ao anúncio em breve, com o diretor criativo da Flashpoint, Duncan "⁠Thorin⁠" Shields, descrevendo a nova programação da ESL como "além de uma piada" em um post no Twitter esta manhã.

E você, acredita que esses eventos possam ocorrer sem problemas e ser um respiro para os torneios em LAN nesses dois próximos anos, que na teoria, tendem a ser de melhoria para vivermos "mais normal" com a nova doença no mundo?

via HLTV