SPOILERS de X-Men #12 a seguir

Nesta quarta-feira (23) sai a primeira edição de X of Swords, próximo crossover dos X-Men nas HQs. Primeiro grande enredo desde o começo da era Alvorecer do X, até recentemente os detalhes do evento eram um grande #descubra. Eles foram começaram a aparecer graças ao Apocalipse, desde que Krakoa começou a se levantar como a nova nação mutante. 

É muita coisa acontecendo? Bastante. Nada tema: temos um resumão dos eventos de Alvorecer do X, e tudo que você precisa saber antes de X of Swords.


Alvorecer do X


A atual era das histórias dos X-Men se concentra na ilha de Krakoa. Estabelecida como porto seguro da espécie mutante, a ilha se tornou o lar dos X-Men. Muitos de seus ex-inimigos receberam anistia ao se tornarem parte da estrutura social de Krakoa, junto com a maioria dos mutantes restantes na Terra.

Doze figuras poderosas e influentes de várias alianças mutantes formam o Conselho Silencioso, e a maior parte dos ex-X-Men agora é parte do governo da ilha. Ciclope comanda um grupo de Capitães que lideram as defesas mutantes, Fera lidera a X-Force - a resposta da ilha para a CIA - e Estrela Polar estabilizou um novo X-Factor para servir como corpo investigativo para a população da ilha.

A peça chave


Para que tudo isso seja possível, aconteceram duas grandes mudanças. Moira MacTaggert, que foi revelado ter o poder de reencarnar na House of X, trabalhou com Charles Xavier e Magneto anos atrás para definir planos que levariam a Krakoa. Esta poderia ser a única maneira dos mutantes sobreviverem, já em todas as vidas passadas ela viu os mutantes sendo levados à ruína. Isso deu aos mutantes uma causa para se reunir, mesmo que a maioria de Krakoa não saiba a verdade. 

O grande projeto do Apocalipse


A outra grande mudança é a criação dos Cinco. Combinando seus poderes em sincronia com as amostras de DNA do Senhor Sinisro e cópias mentais catalogadas pelo Cérebro, cinco mutantes (Tempus, Proteus, Hope Summers, Elixir e Egg) podem basicamente clonar uma cópia perfeita de qualquer mutante, efetivamente dando ressurreição aos X-Men.

A presença mais constante e poderosa na era "Alvorecer do X" é o Apocalipse. Abraçando Krakoa totalmente e até mesmo mudando seu nome para um equivalente Krakoano, o ex-vilão se dedicou a trabalhar. Ele começou o Crucible, um ritual de combate onde mutantes sem poder podem enfrentar o Apocalipse, morrer e ser revividos com seus poderes restaurados.

Apocalipse lutou ao lado de Excalibur e sacrificou sua vida para promover seus planos para o Outro Mundo, ajudando a colocar Jamie Braddock como rei do Outro Mundo após a ressurreição. Ele até mesmo colocou Rictor sob sua proteção, abrindo seus olhos para todo o seu potencial e usando-o para ajudar a matar os Externos para alimentar o Portão Externo. Mas nada é por acaso: o Apocalipse está preparando Krakoa, com o plano de reunir a nação mutante em prol da sua causa.

Vai dar treta...


Em "Alvorecer do X", a história de Krakoa e Apocalipse foi eliminada, em parte por Summoner - um mutante misterioso de outra dimensão que afirma ser o "neto" do ex-vilão. Em tempos antigos existia Okkara, uma grande terra mutante. A calamidade aconteceu quando uma horda demoníaca atacou, e a ilha foi dividida em Krakoa e Arakko pelo uso da Espada do Crepúsculo. Apocalipse foi capaz de proteger a Terra e Krakoa, mas Arakko foi atraída para dimensão infernal de Amenth. 

Como acaba foi revelado em X-Men # 12, os mutantes de Arakko lutaram, liderados por Genesis (a esposa de Apocalipse) e seus Primeiros Cavaleiros. Embora a vida continuasse, o caos reinou, com o guerreiro Espada Branca se voltando contra mutantes e demônios. Eventualmente, Genesis veio ao deus sombrio de Amenth, Aniquilação, lutando por todos os mutantes - e perdeu.

E agora?


Com os mutantes restantes quase eliminados, Summoner foi enviado de volta à Terra na esperança de encontrar o Apocalipse. Ele revela seu plano de enviar Summoner (ao lado de Banshee e Unus) através do Portão Externo para o Outro Mundo. De lá, eles podem encontrar o caminho para Amenth e anunciar a chegada do Apocalipse, ou saber se eles foram eliminados para voltar e avisar os X-Men.

Enquanto isso, o Apocalipse reunirá Krakoa e seus exércitos ao seu lado para tentar lutar contra os exércitos de Amenth e sua misteriosa Aniquilação. Entretanto, a dimensão real da ameaça é um mistério. Embora mutantes como o Capitão Grã-Bretanha e Cable já tenham começado a reivindicar espadas que bem certamente serão importantes para o evento, esse é apenas o começo da batalha.