Uma das personagens que para quem conheceu na série, parecia ser uma personagem paralela, e com o passar de todas as temporadas, se mostrou umas protagonistas com uma história deveras conturbada, a Mãe de Dragões cativou fãs e atraiu seguidores com seu lado doce e teve um destino deveras duvidoso, igualmente como o final da série televisa. Conheça a história de Daenerys Targaryen.

A interprete

Por "coincidência" o dia 23 de Outubro é o dia do nome de Emilia Clark que em 2020 completa 34 anos. A atriz que têm as sombrancelhas e olhares mais atuantes e chamativos do cinema e TV, nasceu em Londres em 1986.


Sua vida profissional começou por volta de 2009 a ter destaque mas foi em 2011 que tudo mudou quando conseguiu seu primeiro grande papel: Daenerys Targaryen. Apesar de ter tido outros papéis ao longo da década, foi o papel da Mãe de Dragões que a colocou em grande destaque.

A história de Daenerys

Daenerys Targaryen é a única filha e a mais nova de todos os filhos que o rei Aerys II Targaryen, o famoso Rei Louco, teve com sua irmã Thaela Targaryen. O Rei Louco morreu durante o Saque de Porto Real antes dela vim a nascer e poder conhecer o próprio pai. Robert Bareon se tornou o Ursupador e tornou-se rei após derrotar Aerys e a conquista ficar conhecida como Rebelião de Robert.

Rhaella fugiu com Daenerys na barriga e com seu irmão Viserys para a ilha conhecida como Pedra do Dragão, a famosa instalações da Casa Targaryen. Rhaegar Targaryen, irmão mais velho de Dany, morreu na guerra contra Robert sendo ele e sua esposa assassinados por Tywin Lannister, patriarca da Casa Lannister.


Quando Daenerys nasceu em Pedra do Dragão em meio a uma vasta tempestade que rugia no dia do seu nascimento. Sua mãe morreu no parto deixando os irmãos orfãos que acabaram parando nas Cidades Livres como exílio com leais servos e aliados dos Targaryen.

Seu irmão Viserys sonhava com a retomada do Trono de Ferro para sua casa, mas, não conseguiu apoio ou realizar sua meta mesmo tendo apoio de Illyrio Mopatis em Pentos. Por outro lado Dany sonha em conseguir um lugar tranquilo para viver e compra a ideia da retomada do Trono como um meio viável para ter um reinado de paz para todos. Ela cresce tendo medo de Viserys que sempre a ameaçava e batia nela dando a desculpa que ela "Despertou o Dragão".

O passar das temporadas

Ao longo das oito temproada de Game of Thrones nós vemos muitas mudanças na vida e no jeito de Daenerys ser. Enquanto ela começa medrosa e ingênua e sendo vendida para seu futuro marido, Khal Drogo. Uma relação na qual ela começa totalmente submissa e como piada da tribo e acaba com ela descobrindo forças das quais não sabia ao se tornar viúvas e decidir se matar em uma enorme fogueira com os presentes de casamento, entre eles haviam três ovos de dragão no qual pareciam ser meramente decorativos.

A não queimada!

Daenerys sobrevive e ver os ovos chocarem, e assim, nasciam seus filhos e os Dotrhaki a tornam sua líder, Khaleese (rainha no idioma Dothraki). Nesse ponto em diante ela vai ganhando confiança conforme seus dragões crescem e parte uma jornada de libertações nas cidades escravas.

A herdeira legítima do Trono de Ferro, rainha legítima dos Ândalos e dos Primeiros Homens, protetora dos Sete Reinos, Mãe de Dragões, Khaleesi do Grande Mar de Grama, a Não-queimada, a Quebradora de Correntes.

A jornada dela a faz conseguir realizar a busca pela retomada do Trono de Ferro e no caminho acaba tendo outros eventos como o combate aos Caminhantes Brancos para ajudar a salvar o Westeros da noite eterna.