Jogos de luta são difíceis, mas e se eles ensinassem os jogadores a realizar combos com conceitos de um gênero mais acessível? Um novo vídeo mostra como seria aprender técnicas importantes por meio de um tutorial no estilo de um jogo de ritmo.
A prova de conceito, que é na verdade o produto de edição de vídeo inteligente ao invés de qualquer tipo de programação no jogo, demonstra uma combinação simples de canto e acompanhamento em Guilty Gear Xrd Rev 2. Configurando os botões pressionados e os movimentos do joystick como uma série de notas à la Guitar Hero, o tempo entre os ataques se torna muito mais óbvio.

“Demorou algumas horas para descobrir a apresentação e os efeitos visuais da configuração, mas provavelmente cerca de uma hora para realmente executar neste combo em particular”, disse Starsky, o criador do vídeo e jogador competitivo de jogos de luta, ao Kotaku . “Estou confiante de que posso simplificá-lo um pouco mais para ser capaz de fazer isso rapidamente, contanto que eu realmente possa executar a combinação específica.”


Starsky também disse que, além de mais desses vídeos, ele está nos estágios iniciais de transformar o conceito em um programa interativo.

“Jogos de luta exigem muita dedicação para aprender, mas os jogos em si tendem a fazer um trabalho ruim para realmente ensinar como jogá-los”, acrescentou Starsky. “Adoraria ver os jogos adotarem uma abordagem como essa para ajudar os jogadores a obter mais feedback durante os treinos, mas por enquanto vou reunir mais desses vídeos curtos enquanto refino o processo e coleto feedback das pessoas.”

Enquanto uma tonelada de diferentes técnicas e estratégias convergem em qualquer partida de jogo de luta, não há muito que separe os combos do mini games de Rhythm Heaven mecanicamente. Assim que você tiver seu oponente preso nessas sequências de ataque, o importante é manter o tempo e a execução.

O projeto de Starsky pode ser exatamente o que alguém precisa para finalmente entender as complexidades de um combo, e os desenvolvedores devem definitivamente olhar para seu pensamento inovador enquanto lutam para ensinar os novatos a jogar esses jogos densos e muitas vezes frustrantes.

Não é novidade associar música com jogos de lutas, porém, algo mais visual assim tem sido difícil de se ver e é promissor para existir no futuro.

via Kotaku