O site de suporte do PlayStation detalhou a compatibilidade com versões anteriores para jogos do PlayStation 4 no PlayStation 5, confirmando que a “grande maioria” dos jogos do PlayStation 4 podem ser reproduzidos no novo hardware, com apenas 10 títulos confirmados como não jogáveis.
O site também detalhou como atualizar os jogos de PlayStation 4 qualificados para as versões do PlayStation 5 tanto em disco quanto digitalmente.

Confira as informações abaixo:

O console PlayStation 5 é compatível com a maioria dos jogos do PlayStation 4. Isso significa que uma coleção incrível de milhares de jogos do PlayStation 4 pode ser reproduzida no console do PlayStation 5.

Jogos PlayStation 4 reproduzíveis em consoles PlayStation 5

A esmagadora maioria dos mais de 4.000 jogos do PlayStation 4 podem ser reproduzidos nos consoles do PlayStation 5.
  • Alguns jogos do PlayStation 4 se beneficiarão do Game Boost do console do PlayStation 5, que pode fazer os jogos do PlayStation 4 rodarem com uma taxa de quadros mais alta ou mais suave.
  • Embora muitos jogos do PlayStation 4 possam ser reproduzidos no PlayStation 5, algumas funcionalidades que estavam disponíveis no PlayStation 4 podem não estar disponíveis no PlayStation 5. Além disso, alguns jogos do PlayStation 4 podem apresentar erros ou comportamento inesperado quando jogados no PlayStation 5.
  • Antes de comprar add-ons para jogar com seus games de PlayStation 4 no PlayStation 5, tente inicializar e jogar seus jogos PlayStation 4 em seu PlayStation 5 para ver se você está feliz com a experiência de jogo.
  • Observe que para jogar jogos PlayStation VR em um console PlayStation 5 é necessário um fone de ouvido PlayStation VR, uma câmera PlayStation (vendida separadamente do console PlayStation 5) e um adaptador de câmera PlayStation (não é necessário comprar).
  • Sempre atualize seu console PlayStation 5 para a versão mais recente do software do sistema.


Jogos apenas para PlayStation 4

Enquanto a maioria dos jogos do PlayStation 4 podem ser reproduzidos no PlayStation 5, abaixo está uma lista dos jogos do PlayStation 4 que podem ser reproduzidos somente no PlayStation 4. Na PlayStation Store, os jogos do PlayStation 4 que não podem ser reproduzidos no  PlayStation 5 serão marcados com “Jogável em: Somente PlayStation 4”.

Os jogos apenas para PlayStation 4 incluem:

  • Afro Samurai 2: Revenge of Kuma Volume One (Versus Evil)
  • DWVR (Mad Triangles) (PlayStation VR title)
  • Hitman Go: Definitive Edition (Square Enix)
  • Joe’s Diner (United Independent Entertainment)
  • Just Deal With It! (Super Punk Creative)
  • TT Isle of Man: Ride on the Edge 2 (Nacon)
  • Robinson: The Journey (Crytek) (PlayStation VR title)
  • Shadow Complex Remastered (Epic Games)
  • Shadwen (Frozenbyte)
  • We Sing (THQ Nordic)

Jogando jogos de PlayStation 4 com discos em um PlayStation 5 com uma unidade de disco

  1. Insira o disco do PlayStation 4. Você pode precisar baixar uma atualização.
  2. Selecione o hub de jogos em sua página inicial de Jogos.
  3. Você precisará manter o disco inserido a cada vez que jogar.

Os discos de jogos do PlayStation 4 não podem ser usados ​​com o PlayStation 5 Digital Edition.

Transferir jogos digitais de um console PlayStation 4 para um console PlayStation 5

  • Você pode transferir jogos digitais e dados salvos de um console PlayStation 4 para um console PlayStation 5 usando transferência de dados Wi-Fi.
  • Você pode acessar os jogos do PlayStation 4 em um console do PlayStation 5 diretamente de uma unidade de armazenamento estendido do PlayStation 5.

Instalar um jogo digital PlayStation 4 em um console PlayStation 5
Selecione a biblioteca de jogos em sua página inicial de Jogos.
Selecione o jogo que deseja jogar.
Se você ainda não baixou o jogo, selecione Baixar.
O jogo será instalado automaticamente. Dependendo do jogo, você pode ter a opção de copiar e jogar uma parte do jogo imediatamente.

Atualizar os jogos qualificados do PlayStation 4 para a versão do PlayStation 5

Certos jogos do PlayStation 4 podem ser atualizados para a versão digital do PlayStation 5 do jogo em um console do PlayStation 5.

Ao usar um console PlayStation 5, você pode ter a opção de atualizar um disco ou jogo digital do PlayStation 4 para a versão digital do PlayStation 5. Dependendo do jogo, esta atualização pode ocorrer sem custo adicional, pode exigir uma compra e pode estar disponível por um tempo limitado. É necessária uma conexão com a Internet.

Atualize um jogo PlayStation 4 elegível em disco em um console PlayStation 5 com uma unidade de disco

Para atualizar um jogo PlayStation 4 em disco qualificado para a versão digital do PlayStation 5, você precisará de um console PlayStation 5 com uma unidade de disco. Os discos de jogos do PlayStation 4 não podem ser usados ​​com o PlayStation 5 Digital Edition.
  1. Faça login em sua conta existente no console PlayStation 5 (ou crie uma conta).

  2. Insira o disco do jogo PlayStation 4 elegível.
  3. Vá para o hub do jogo para o jogo PlayStation 4.
  4. Selecione a oferta de atualização no hub de jogos e analise a oferta de atualização.
  5. Selecione Baixar (ou compre com o preço com desconto) para baixar / comprar conteúdo.
  6. Após a conclusão do download, você pode jogar o jogo digital do PlayStation 5 inserindo o disco do jogo do PlayStation 4. Você precisará manter o disco inserido a cada vez para jogar.

Atualize um jogo PlayStation 4 digital elegível em um console PlayStation 5 com uma unidade de disco ou PlayStation 5 Digital Edition

Para atualizar um jogo PlayStation 4 digital elegível que você já possui para a versão PlayStation 5 digital:

  1. Faça login em sua conta existente no console do PlayStation 5.
  2. Encontre o jogo de PlayStation 5 na PlayStation Store ou por Pesquisa e vá para o hub de jogos do PlayStation 5.
  3. Selecione a oferta de atualização no hub de jogos e analise a oferta de atualização.
  4. Selecione Baixar (ou compre com desconto) para baixar / comprar conteúdo.
  5. Após a conclusão do download, você pode jogar o jogo PlayStation 5.

Controladores compatíveis em consoles PlayStation 5

  • O controle sem fio DualSense, o controle sem fio DualShock 4 e os controladores de gamepad de terceiros oficialmente licenciados para PlayStation funcionarão em consoles PlayStation 5 com jogos de PlayStation 4 compatíveis.
  • Periféricos especializados, como volantes de corrida oficialmente licenciados, arcade stick e manches de voo, funcionarão com jogos do PlayStation 5 e jogos do PlayStation 4 compatíveis.
  • Tanto o PlayStation Move Motion Controller quanto o PlayStation VR Aim Controller funcionarão com jogos compatíveis do PlayStation VR em consoles PlayStation 5.
  • Para a melhor experiência, use um controle sem fio DualShock 4 ao jogar jogos do PlayStation 4 e jogos do PlayStation VR em um console do PlayStation 5.
  • Os jogos do PlayStation 5 não são compatíveis com o controlador sem fio DualShock 4.
  • Para ajustar a intensidade da vibração do controlador em consoles PlayStation 5, vá para Configurações> Acessórios> Controladores> Intensidade de vibração.
  • Os fones de ouvido sem fio Platinum e Gold, bem como fones de ouvido de terceiros que se conectam via porta USB ou conector de áudio, funcionarão em consoles PlayStation 5 (o aplicativo complementar de fone de ouvido não é compatível com consoles PlayStation 5).

Limitações de compatibilidade com versões anteriores do PlayStation 5

O menu Compartilhar não pode ser exibido durante o jogo do PlayStation 4 nos consoles do PlayStation 5. Você pode fazer capturas de tela e imagens pressionando o botão Criar em seu controle sem fio DualSense para mostrar o menu de criação. Além disso, você pode usar os atalhos do botão para iniciar / parar a gravação de vídeo ou para salvar capturas de tela da seguinte maneira:
  • Pressione uma vez o botão Criar (DualSense) ou Compartilhar (DualShock 4) para mostrar o menu de criação.
  • Pressione e segure o botão Criar (DualSense) ou Compartilhar (DualShock 4) para fazer uma captura de tela.
  • Pressione duas vezes o botão Criar (DualSense) ou Compartilhar (DualShock 4) para iniciar e parar a gravação de vídeo manualmente.
  • A câmera HD não é compatível com jogos de PlayStation - conecte uma câmera de PlayStation por meio de um adaptador de câmera de PlayStation.
  • O HDR é ativado automaticamente para os consoles PlayStation 5. Para desligar o HDR, vá para Configurações> Tela e Vídeo> Saída de Vídeo> HDR e selecione SDR.
  • O recurso de torneios do PlayStation 4 não é compatível com os consoles do PlayStation 5.
  • In-Game Live do PlayStation não é compatível com os consoles do PlayStation 5.
  • Os consoles do PlayStation 5 não suportam o aplicativo PlayStation 4 Second Screen ou aplicativos complementares de jogo.

O PlayStation 5 será lançado em 12 de novembro nos Estados Unidos, Japão, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul, e em 19 de novembro no resto do mundo, incluindo Europa, Oriente Médio, América do Sul, Ásia e África do Sul.