Janelle Monáe irá celebrar o fim da primeira temporada de Lovecraft Country de um jeito diferente: com um show em realidade virtual. Batizado de "Music of the Cosmos", a performance acontecerá na próxima segunda-feira, 19 de outubro, às 23h. Lovecraft Country exibe o season finale no domingo, dia 18. A apresentação da cantora marca a conclusão de Lovecraft Country: Sanctum, série de experiências em VR projetada para o headset Oculus Quest, baseadas na série da HBO.

Mais do que um show em VR, Music of the Cosmos terá um ambiente interativo que será manipulado pela performance da cantora através de seu avatar. Os convidados podem participar de um pré-show, apresentado por Michael Kenneth Williams, o Montrose Freeman de Lovecraft Country. Neste pré-show, artefatos podem ser vistos numa sala virtual chamada Relicário. Os visitantes também podem interagir uns com os outros por meio da plataforma social VRChat.

Em nota à imprensa, a diretora de VR Aline Ridolfi explicou como vai funcionar a experiência:

Usando técnicas como mapeamento de projeção e cenografia dinâmica e interativa, o show fará com que Janelle controle o espaço com sua performance. Todos os aspectos do ambiente, desde a coreografia e cenografia até a iluminação, irão interagir de uma forma que não seria possível dentro de uma configuração tradicional de concerto.

Quem não tiver acesso a realidade virtual, terá uma opção igualmente interessante. Music of the Cosmos será transmitido ao vivo no YouTube, também com interatividade. Por lá, os espectadores terão a tarefa de resolver enigmas em tempo real, desencadeando feitiços que terão impacto direto no show.